Floripa adota inteligência artificial para fiscalizar ruas
A cidade inicia operação de plataforma da startup Mapzer para monitoramento urbano

A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta semana a operação de um sistema de monitoramento urbano que utiliza inteligência artificial para identificar irregularidades nas ruas da cidade. A tecnologia, desenvolvida pela startup brasileira Mapzer, permitirá que decisões sobre manutenção e serviços públicos sejam tomadas com mais rapidez e eficiência.
Veículos equipados fazem varredura em tempo real
Os veículos da Mapzer percorrem a cidade equipados com sistemas avançados de visão, conectividade e inteligência artificial. Eles conseguem detectar mais de 30 tipos de problemas, como buracos, vegetação alta, descarte irregular de resíduos e outros. Os dados são processados em tempo real e armazenados em nuvem, garantindo acesso imediato para análise posterior.
Segundo Ivan Luiz Ceola Schneider, responsável técnico pelo contrato, o pessoal que vai operar a plataforma já recebeu treinamento. “O veículo já está circulando e registrando informações, que serão utilizadas para melhorar a fiscalização e a atuação das equipes municipais”, explica.
Relatórios detalhados para ações mais rápidas
O sistema vai gerar relatórios periódicos sobre buracos nas vias, calçadas danificadas, empoçamentos d’água, problemas na sinalização horizontal e vertical, lâmpadas de iluminação pública acesas, animais soltos, resíduos não coletados, vegetação alta, terrenos baldios, materiais de construção sobre ruas e passeios, pichações e publicidade irregular.
Veículos percorrem ruas com IA para identificar buracos, lixo irregular e vegetação alta.
O engenheiro destaca que, no futuro, outras demandas poderão ser incorporadas ao sistema à medida que a inteligência artificial aprende com os dados. “Contratamos quatro levantamentos anuais, mas o contrato permite até dois por mês, se necessário. Isso garante relatórios suficientes para orientar a fiscalização e a ação das equipes operacionais de forma eficiente”, afirma Schneider.
Treinamento multidisciplinar e integração com secretarias
As equipes passaram por capacitação em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. O treinamento é voltado para análise em tempo real das ocorrências que demandam intervenção, capacitando os servidores para usar os dados de maneira estratégica.
Inicialmente, o sistema atenderá demandas das áreas de infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, segurança, ordem pública e bem-estar animal. A expectativa é que, gradualmente, outras secretarias também utilizem o serviço para aprimorar a gestão da cidade.
Dados para reduzir custos e otimizar serviços
O secretário em exercício de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Nycholas Gonçalves do Nascimento, ressalta que os levantamentos trimestrais permitirão reduzir custos operacionais com fiscalização e aumentar a eficiência dos serviços públicos. “O sistema transforma dados em decisões mais rápidas e precisas, melhorando a qualidade de vida de quem mora e circula em Florianópolis”, conclui.
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
