Imagem da Ilha

00:00
21° | Nublado

Floripa abre inscrições para condutores ambientais
Iniciativa busca ampliar número de profissionais para orientar visitantes e proteger áreas de conservação

Florianópolis retoma o cadastro de condutores ambientais, profissionais que unem turismo e preservação nas Unidades de Conservação. (Foto: Allan Carvalho/PMF)

Publicado em 18/08/2025

Florianópolis retomou o processo de cadastramento de Condutores Ambientais Locais para atuação em Unidades de Conservação (UCs) do município. A iniciativa, conduzida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), busca ampliar o número de profissionais habilitados a orientar visitantes e fortalecer a preservação ambiental nesses espaços.

De acordo com a chefe do Departamento de Unidades de Conservação (Depuc), Mariana Hennemann, a medida reforça o compromisso da gestão com a educação ambiental. “O incentivo ao cadastramento dos condutores é mais um exemplo da preocupação genuína que temos dentro da Fundação. Nosso objetivo é estimular a visitação às UCs, com foco em conscientização, atendendo escolas, universidades e diferentes grupos da sociedade civil”, destacou.

Os condutores ambientais têm papel estratégico na conservação da biodiversidade, já que atuam como mediadores entre a comunidade, o visitante e o meio ambiente. Além de orientar sobre os atrativos naturais e socioculturais, esses profissionais contribuem para reduzir impactos da atividade turística e incentivar práticas sustentáveis.

Para ingressar no cadastro, os interessados precisam apresentar documentação que comprove a capacitação profissional, conforme estabelece a Instrução Normativa Floram nº 001/2010. A inscrição deve ser feita online, pelo link, por meio da abertura de um processo de Solicitação de Autorização Ambiental Diversa – Geral.

Após a análise da documentação, os candidatos aprovados serão convidados a participar de um curso de boas práticas em Unidades de Conservação, promovido pela Floram e previsto para a segunda quinzena de outubro. A formação é etapa obrigatória para a emissão da autorização ambiental da Floram e da credencial da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, que permitem o exercício da atividade.

A reativação do cadastro reforça a importância da sensibilização ambiental como instrumento de equilíbrio ecossistêmico e de promoção do bem-estar social. Ao unir turismo sustentável e preservação, o programa garante benefícios tanto para o visitante quanto para o meio ambiente.

 

 

Leia também:

- Graffiti inspira nova oficina artística na cidade

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI