00:00
21° | Nublado

Florianópolis instaura comitê para novo Plano Municipal de Redução de Riscos de deslizamentos
Última atualização do estudo foi há 10 anos

Florianópolis instaura comitê para novo Plano Municipal de Redução de Riscos de deslizamentos
No plano é feita a caracterização das áreas ocupadas e a identificação dos riscos associados a deslizamentos. (Foto: Allan Carvalho/PMF)

Publicado em 05/07/2024

A Prefeitura de Florianópolis lançou hoje o comitê de atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O estudo é em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é focado nas áreas de possíveis deslizamentos, por ser o evento que oferece maior perigo de vida à população. Por meio da Defesa Civil de Florianópolis, Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana (SMPIU) e Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SMHDU).

O objetivo da atualização é verificar se as medidas preventivas propostas no plano anterior foram eficientes e se há novos setores de risco, considerando a dinâmica de ocupação da cidade.

O estudo une os profissionais e servidores da Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com professores e pesquisadores dos cursos de geologia, geografia e do programa de pós-graduação em desastres naturais. No plano é feita a caracterização das áreas ocupadas e a identificação dos riscos associados a deslizamentos. O mapa de setores de risco resultante do novo PMRR pode ser utilizado nas políticas específicas do Plano Diretor de Florianópolis. Além disso, a exposição de cada casa ao risco é diferente, e um conjunto de casas com riscos parecidos são reunidas em setores de mesma classificação.

Tudo isso para aprimorar os conhecimentos e a prevenção do município contra desastres. Sabendo quais ações são necessárias, o município tem condições de realizar programas, elencar setores prioritários para serem atendidos, estimando os custos. A partir do estudo, será possível perceber quais mudanças Florianópolis teve em suas características.

“Percebemos a importância desta atualização e estudos com tudo que aconteceu no Rio Grande do Sul nos últimos meses”, ressalta o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. “É extremamente importante que possamos conhecer as necessidades do município para trabalhar com políticas de prevenção de desastres”.

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045