00:00
21° | Nublado

Florianópolis decreta situação de emergência
A Defesa Civil registrou mais de 70 ocorrências nas últimas 24 horas

O decreto de emergência prevê medidas para reforçar a assistência à população. (Foto: PMRv)

Publicado em 17/01/2025

O Prefeito Topázio Neto declarou, na noite de quinta-feira (16), situação de emergência por conta das fortes chuvas em Florianópolis. Nas últimas 24 horas, os acumulados ultrapassam os 200 mm. Foram registrados deslizamentos e alagamentos nas vias públicas e áreas particulares, danos à infraestrutura pública e privada, assim como danos humanos consideráveis. 

Segundo a Defesa Civil Municipal, houve 60 ocorrências, 10 deslizamentos e colapsos de muro, 4 desabamentos de residência e 6 interdições. A recomendação é para evitar deslocamentos desnecessários e entrar em contato com  a Defesa Civil, pelo 199 e outros contatos de emergência. 

“Nossa preocupação maior é com as pessoas de nossa cidade, por isso, pedimos que todos evitem sair de casa, se mantenham em locais seguros. Estamos em trabalho conjunto com as forças de segurança estaduais, monitorando todos os pontos críticos da cidade, e vamos mantendo todos informados", explicou o Prefeito Topázio. A Defesa Civil Municipal segue monitorando as situações e informa que a chuva ganhou força e segue moderada nas próximas horas. Os modelos indicam que pode persistir no decorrer da noite e madrugada. Com os acumulados elevados já observados ao longo do dia e somado a previsão, o alerta é máximo para deslizamentos

O decreto de emergência autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres. Autoriza também a convocação de voluntários, e demais medidas administrativas para reforçar as ações de resposta (Assistência, socorro e reabilitação dos cenários) aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

A situação deve vigorar por um prazo de 180 dias. 

Na sexta-feira, 17, não haverá atendimento ao público nos órgãos públicos.  Os serviços essenciais seguem em funcionamento.

Confira o mapa de ocorrências e o boletim.

 

 

Veja o vídeo com o Prefeito Topázio informando: Nesta sexta, o importante é ficar em casa se você está em um local seguro. Nas estradas você está em risco e pode atrapalhar veículos de emergência.

 

Prefeitura de Florianópolis abre quatro abrigos para receber atingidos pelas chuvas

A Secretaria de Assistência Social (Semas) de Florianópolis organizou abrigos em diferentes pontos da cidade para receber os desabrigados em razão das fortes chuvas que atingem o município desde quinta-feira (16/01). Equipes da Semas estão de plantão para realizar atendimentos.

As pessoas que se sentirem inseguras em suas casas também poderão ir para os abrigos do município, onde terão acesso à cama, comida quente, banho e roupas limpas. Os abrigos para pessoas em situação de rua funcionarão normalmente. 

A Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção, principalmente nas áreas de encosta, com possibilidade de ter o solo encharcado e alagamentos. Em caso de necessidade, a Prefeitura disponibilizará equipamentos como hidrojatos, caminhões e escavadeiras para atender situações de alagamento. 

Em casos de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199, com a Sensibilização pelo (48) 99932-0321 ou com o Resgate Social, através do número (48) 99182-6870.


Onde buscar abrigo

Região continental:
Fucas: Av Ivo Silveira, 1015, Capoeiras;‌

Região central:
Passarela da Cidadania, Av Gustavo Richard, SN - Centro

Sul da Ilha:
Conselho Comunitário Rio Tavares: Fazenda do Rio Tavares, ao lado do terminal TIRIO;

Norte da Ilha:
Escola Herondina Medeiros: servidão 3 marias, 1072 - Ingleses

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI