00:00
21° | Nublado

Floram atua na recuperação do projeto Coqueiros-Luz
Ação teve como objetivo o plantio de árvores nativas, a supressão de espécies exóticas invasoras e a coleta de resíduos da orla

Com o objetivo de recompor a vegetação local, mais de 75 kg de resíduos foram coletados na orla de Coqueiros durante a oficina promovida pela Floram. (Foto: Marcos Albuquerque/PMF)

Publicado em 18/10/2024

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Floram, participou na quinta-feira, 17 de outubro, da oficina que marcou o início das ações para implantação do Coqueiros-Luz, projeto que tem como objetivo a criação de um passeio público pela beira-mar continental, em um trecho que deve interligar o Parque de Coqueiros, no continente, ao Parque da Luz, na parte insular da Capital.

A atividade, voltada à limpeza da orla e manejo da vegetação no bairro de Coqueiros, fez parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSC e aconteceu durante a manhã. "Essa é uma ação para dar fôlego ao objetivo de proporcionar a recomposição do ecossistema local e preparar o espaço para a implantação do futuro Parque Coqueiros–Luz, projeto desenvolvido pela UFSC, uma iniciativa que busca aproximar as pessoas do mar, sempre considerando a perspectiva ambiental e sua importância para a experimentação desses espaços", comenta a presidente da Floram, Christiane Egger Catucci.

Com a participação da comunidade, voluntários e profissionais de diferentes instituições, a oficina foi responsável pelo recolhimento de diferentes tipos de materiais da orla, totalizando mais de 75 kg de resíduos. Restos de embalagens, pedaços de móveis, garrafas plásticas, vidro, itens domésticos, madeira, espumas, isopor e microplásticos foram alvos da coleta. 

O projeto Coqueiros-Luz, desenvolvido pela UFSC e apoiado por diversas instituições, busca revitalizar a área costeira de Florianópolis, aproximando as pessoas do mar e reforçando a importância ambiental da região.

 

Em outra frente, foram plantadas sessenta mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no trecho, um conjunto composto por espécies diversas, como aroeira, guabiroba, capororoca, baguaçu e jerivá. "O nosso papel no projeto é fazer a identificação das espécies exóticas invasoras, que ameaçam esse ecossistema, e realizar a supressão se necessário; além de garantir o plantio de espécies adequadas para a recomposição da orla, mudas que, uma vez desenvolvidas, serão parte da paisagem dessa borda elevado potencial cênico e desempenhando função ecossistêmica", explica a engenheira agrônoma da Floram, Carolina Custódio Amorim. 

"O objetivo do projeto é resgatar essas áreas adjacentes que estão distantes das pessoas, em um trabalho que envolve diferentes agentes. Esse movimento nasceu lá na UFSC, como um projeto de extensão, e agora se tornou uma ferramenta para recuperar esse ambiente costeiro", explica o coordenador do projeto e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Francisco Antônio Carneiro Ferreira.

A atividade, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Campus Continente, Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis - FLORAM e a Associação de Moradores de Coqueiros (Pró-Coqueiros), teve apoio do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e das ONGs Frutificar Sustentabilidade e Ecoando Sustentabilidade.

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI