Família Schurmann parte para o G20, no Rio
Expedição partiu hoje pela manhã de Florianópolis
A expedição Voz dos Oceanos, iniciativa liderada pela Família Schurmann, e que conta com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), iniciou nesta terça-feira, dia 10 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina, a Rota Brasil.
A nova navegação acontece a bordo de uma segunda embarcação Voz dos Oceanos, trazendo a costa brasileira de volta para a etapa 2024 – 2025 da grande expedição marítima, iniciada em agosto de 2021 com o veleiro sustentável Kat, que vem percorrendo o país e o mundo.
O Capitão Vilfredo Schurmann e tripulação Voz dos Oceanos está a bordo do Vitória Régia, um veleiro de 18 metros de comprimento feito à mão em Belém, no Pará. A embarcação iniciou hoje a jornada de 90 dias, que conta com o apoio da Santos Brasil.
A expedição Voz dos Oceanos inicia a Rota Brasil, levando a bordo o compromisso com a preservação dos oceanos em uma jornada de 90 dias pela costa brasileira.
As cidades que fazem parte da rota, deste ano, além de Florianópolis são: Itajaí, Balneário Camboriú e São Francisco do Sul (SC); Paranaguá e Ilha do Mel (PR); Santos, Ilhabela e Ubatuba (SP); Paraty, Angra dos Reis/Porto Frade, Ilha Grande e Rio de Janeiro (RJ), com chegada para o encontro do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro na cidade.
Por onde passar, a tripulação coletará mensagens de ambientalistas, estudantes, educadores, líderes de iniciativas e ONGs e de representantes da sociedade civil, formando um mural a bordo – o Ecoando Vozes – até a chegada ao Rio de Janeiro. “Há três anos, navegamos sensibilizando as pessoas ao redor do planeta para a nossa causa, buscando e encontrando ações socioambientais inspiradoras. Cada voz encontrada tem sua representatividade e força. É uma história a ser compartilhada e, no G20, se materializará em uma onda de vozes reunidas, que ecoarão junto às autoridades presentes ao ser entregue pessoalmente a uma delas”, conta Heloisa Schurmann, uma das líderes da Voz dos Oceanos.
Em 2025, a Voz dos Oceanos retoma a Rota Brasil partindo do Rio de Janeiro para Belém (PA), onde deverá encontrar com o veleiro Kat, que concluirá a jornada internacional e a primeira volta ao mundo da Voz dos Oceanos. Vale lembrar que, em pouco mais de dois anos, com a primeira etapa da expedição marítima, a iniciativa testemunhou a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania. Só no Brasil, Voz dos Oceanos percorreu quase toda a costa nacional, de Santa Catarina ao Pará, incluindo uma navegação pelos rios da região amazônica.
Paralelamente, em todos esses locais por onde passou, também encontrou – e destacou – centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os Oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta. “Nesta segunda expedição pelo país, nossa Voz dos Oceanos voltará a encontrar lideranças engajadas na preservação ambiental e revisitará alguns projetos relacionados à proteção de rios e mares para conferir a continuidade e o crescimento das ações”, explica o Capitão Vilfredo Schurmann, que já soma 40 anos de navegação em alto mar.
Marco histórico, a Voz dos Oceanos - Rota Brasil também celebra os três anos do início das expedições por mar e terra da Voz dos Oceanos, hoje uma iniciativa potente, de alcance global, que segue com a missão de conscientização e engajamento sobre a poluição plástica nos oceanos e as urgências climáticas, buscando e incentivando ações capazes de reverter esse cenário. Para David Schurmann, CEO da Voz dos Oceanos, conectar o propósito das expedições e projetos especiais Voz dos Oceanos com eventos de relevância mundial, como o encontro do G20 e a COP30, é a oportunidade ideal para o debate e proposição de ações mais efetivas de combate à poluição ambiental.
“Com a Voz dos Oceanos - Rota Brasil continuaremos documentando e compartilhando o que já está sendo feito pelo país, encontrando e compartilhando histórias e ações inspiradoras para recuperação, conservação e proteção do nosso Planeta Água”, diz David. Para ecoar essas histórias, o Vitória Régia zarpa de Florianópolis com a nova tripulante e criadora de conteúdo, Tatiana Aguiar. Jornalista, produtora audiovisual com foco na criação de conteúdo de impacto socioambiental e Integrante da UNESCO-SOST Transcriativa, ela passa a ser a conexão entre a tripulação digital que navega pelos canais da iniciativa com o dia a dia da expedição.
Sobre a Voz dos Oceanos
Voz dos Oceanos inclui uma expedição marítima com o apoio mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente – PNUMA, que já navegou por quase toda a costa brasileira (de Santa Catarina ao Pará, incluindo uma jornada pelos rios da região amazônica), a região do Caribe, grande parte do litoral leste dos Estados Unidos, México, Canal do Panamá, Polinésia Francesa até chegar na Nova Zelândia, concluindo a primeira etapa da missão. Em pouco mais de dois anos, a iniciativa testemunhou a presença de plástico e micro plástico em cerca de 100 destinos de mais de 10 países das Américas Sul, Central e Norte e da Oceania. Paralelamente, também encontrou em todos os locais por onde passou até o momento, centenas de pessoas e iniciativas comprometidas em reverter a preocupante e grave invasão de resíduos, que sufocam os Oceanos, responsáveis por mais de 50% do oxigênio do planeta. Durante essa primeira etapa, Voz dos Oceanos impactou, por exemplo, mais de 62 milhões de pessoas via Instagram, mas de 48 milhões de espectadores por mês via produções veiculadas pela Globo e mais de 45 milhões de participantes de palestras e lives no Brasil e nos Estados Unidos. Entre as ações realizadas, supera a marca de 30 limpezas de praias ao redor do mundo, ultrapassando 40 toneladas de resíduos retirados das areias.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 26 anos para operar o Tecon Santos (SP), um dos maiores terminais de contêineres da América Latina e o mais eficiente do País. Neste período, já investiu mais de R$ 9 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro. Atua nacionalmente por meio de oito terminais estrategicamente localizados - sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos, um de carga geral em Imbituba e três de granéis líquidos em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes. A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa, e signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade. Faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e do índice S&P/B3 ESG. É certificada pelo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar, pelo sexto ano consecutivo.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI