00:00
21° | Nublado

Falência literária, e mais!

Foto: Internet/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 17/02/2023

Falência

   Tem sido motivo de centenas de lamentos, Brasil afora, a falência da tradicional livraria Cultura, em São Paulo, que era tida como uma espécie de entidade no mundo literário. Triste saber que, enquanto livrarias fecham, falidas, inclusive em SC, e um livro custa em torno de R$ 50, há aguardente por R$ 5. Continuamos sendo o país da cachaça e do futebol.

 

Responsabilidade urbana

    Tem o número 18.640/2023, originária de projeto de lei do deputado Sargento Lima (PL), uma das mais novas leis estaduais, estabelecendo o bom senso: possibilita que os proprietários de terrenos e lotes que não tenham edificação, construam a calçada após a conclusão da edificação predial, desde que deixem o passeio público em condições de trânsito e acessibilidade.

 

Inversão de valores

   Um técnico de enfermagem de Criciúma foi demitido, após processo administrativo, por faltar 16 vezes ao trabalho, sem justificativa. Achou “injusto” e reivindicou, judicialmente, o pagamento de indenização por “dano moral” de seu empregador, a Prefeitura. O caso chegou ao TJ-SC, que o negou, obviamente, e por unanimidade.

 

 Homenagem póstuma

  Ao receber, no Palácio do Planalto, semana passada, os irmãos do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier, Acioli e Júlio, o presidente Lula prometeu agendar uma data para visitar Florianópolis e a UFSC, em especial, para mais uma homenagem póstuma ao falecido professor.

 

Reina, mas...

   O rei Charles, da Inglaterra, reina, mas não governa. O caso foi revivido nas últimas horas por caciques do MDB de SC, convidados pelo governador Jorginho Mello para integrar seu governo. Ao partido seria dada a disputada – precisa explicar o motivo? - Secretaria da Infraestrutura, mas só em relação ao secretário. Quanto aos demais cargos, necas de petibiriba.  

 

Inadimplência

  A estatal Casan alerta que faltam duas semanas para o término do período de negociação de dívidas junto à empresa. Se fosse um pouco mais transparente, diria, publicamente, quantos milhões tem de crédito com sua clientela. Omite.

 

É proibido

   Merece aplauso medida da prefeitura de Laguna, que deveria ser seguida em SC: nos dias de Carnaval, de 17 a 20, está proibido o uso de caixas de som e carros com autofalantes em qualquer espaço público.



É proibido I

  Lamenta-se que a iniciativa de Balneário Camboriú, de proibir equipamentos de som em suas praias, não tenha tido eco nos demais municípios litorâneos. Cá entre nós: é um tormento estar sentado na praia e ter que ouvir o que nossos ouvidos repelem. Ali não se pode esperar um mínimo de bom gosto.

 

Câncer

   Depois de ter vetado projeto do deputado estadual do PT, Neodi Saretta, propondo a criação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, o governador Jorginho Mello foi convencido pela secretária da Saúde, Carmen Zanotto, a reconsiderar a decisão. Tanto que chamou o deputado para conversar. O fundo seria constituído com 5% da receita bruta do ICMS incidentes sobre cigarros, cigarrilhas, charutos, demais derivados do tabaco e bebidas alcoólicas, e 3% do mesmo tributo sobre agrotóxicos e defensivos agrícolas.

 

Câncer I

  Motivos não faltam: SC, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), tem a maior taxa de incidência de câncer para cada 100 mil habitantes. Está no topo do ranking nacional: são 372 casos para cada 100 mil homens e 247 entre cada 100 mil mulheres.

 

Secretariado negro

   Levantamento da “Folha de S. Paulo” revela que nos 27 Estados o secretariado é majoritariamente branco. Dos cerca de 570 cargos de elite dos Executivos estaduais, apenas 14% são comandados por negros (pretos e pardos). Região onde há a maior concentração proporcional de brancos no Brasil (75%; 18% em SC), no Sul há apenas dois, o secretário de Fazenda do Paraná, Renê de Oliveira Garcia Júnior, e a secretária extraordinária de Inclusão Digital do Rio Grande do Sul, Lisiane Lemos.

 

Secretariado negro I

  SC, nenhum. O governo do Estado respondeu ao levantamento dizendo que "a avaliação para cada posição de liderança dentro do governo estadual levou em consideração apenas experiência e competência técnicas". Será?

 

Canabis

   O querido deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) é um liberal do bem. É dele projeto de lei propondo instituir em SC uma política de fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol e seus análogos sintéticos, para fins medicinais, como já ocorre em São Paulo.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?