00:00
21° | Nublado

Exposições inéditas abertas ao público em Floripa
Obras de Tauan Gon, Canabarro e uma coletiva celebram a arte catarinense

Exposição Max Moura – Desdobramentos de Uma História ACAP 50 Anos na Fundação Cultural BADESC. (Foto: Victoria Beatriz)

Publicado em 26/02/2025

Localizada no Centro de Florianópolis e prestes a celebrar 19 anos de atuação, a Fundação Cultural BADESC, está com três exposições abertas para visitação gratuita. As mostras, duas individuais e uma coletiva, fazem parte do calendário expositivo do espaço considerado um dos mais importantes de Santa Catarina, quando o assunto é arte contemporânea.

Até o dia 6 de março é possível ver de perto, no Espaço Paulo Gaiad, obras inéditas do artista Tauan Gon na exposição “Cruzos Opacos”. Selecionada na Chamada Pública Paulo Gaiad – 1ª exposição individual – 2024, a mostra apresenta pinturas, caderno do artista e um vídeo. Segundo Tauan, a individual abrange um recorte da produção e pesquisa em pintura desenvolvida durante o ano de 2023 e início de 2024.

Já o Jardim da Fundação Cultural BADESC recebe até o dia 27 de março a exposição “Destroços em Gaza”, do artista Canabarro. Com curadoria de Isabela Mendes Sielski, um dos precursores da cerâmica artística em Florianópolis e em Santa Catarina apresenta pela primeira vez uma exposição individual na Fundação. Toda inédita, a mostra apresenta peças em cerâmica confeccionadas em 2024, e outras em 2023.

No Espaço Fernando Beck os visitantes podem ver 26 obras que integram a exposição “Max Moura – Desdobramentos de Uma História: ACAP 50 Anos”. Com curadoria de Anna Moraes e Meg Tomio Roussenq, e a participação da curadora convidada Rosângela Cherem, a mostra que presta uma homenagem para o artista Max Moura, falecido em 2009, abre as comemorações do cinquentenário da Associação Catarinense dos Artistas Plásticos (ACAP).

Os artistas contemporâneos e que integram atualmente a ACAP: Andrea V Zanella, Angela Vielitz, David Ronce, Eliane Veiga, Fabio Fialho, Gabriela Luft, Gavina, Gelsyr Ruiz, Júlia Steffen, Maria Esmênia, Pedro Gottardi, Ricardo do Rosário e Rodrigo Gonçalves foram selecionados e convidados a ressignificar a obra de Moura, reelaborando preocupações, suportes e poéticas de trabalho dele para o tempo presente. A coletiva pode ser visitada até 27 de março.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 13h às 19h. No site é possível conhecer mais sobre a programação e fazer agendamentos para as atividades de arte-educação. 

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI