00:00
21° | Nublado

Exposição “Vigias” transforma histórias da pesca artesanal em arte
Mostra gratuita apresenta 20 esculturas inspiradas na tradição da pesca da tainha em Santa Catarina

Marcelo Mello presta homenagem para os mestres da vigia da pesca da tainha. (Foto: Marcelo Mello)

Publicado em 28/05/2025

A pesca artesanal da tainha, tradição preservada em Florianópolis, ganha reconhecimento na exposição “Vigias”, do artista Marcelo Mello. A mostra, que reúne 20 esculturas em cerâmica e pode ser visitada gratuitamente na Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis até o dia 24 de junho, presta uma homenagem aos Mestres da Vigia.

“O Mestre da Vigia é fundamental e o personagem central durante a pesca. É ele que observa, protege e intervém no processo pesqueiro”, compartilha o artista, defensor da tradição local.

O processo de criação das esculturas envolveu mais de cinco anos de pesquisa e contato direto com pescadores, em encontros e conversas na faixa de areia. Além de observar os pontos de vigia nas praias de Florianópolis e da região, Mello coletou fragmentos de barcos, âncoras e madeiras, elementos que agora se refletem nas peças da exposição.

“Além das trocas com os pescadores, coleto pedaços de barcos, madeiras, âncoras, metais e ouço histórias e estórias de embarcações e de vidas. E muito disso está refletido nas peças que compõem a exposição”, destaca Mello, que apresenta figuras abstratas banhadas por óxidos e esmaltes que, na visão do artista, simbolizam os ‘vigias’.

Esta é a segunda vez que o artista apresenta seus trabalhos no Mercado Público Municipal de Florianópolis. Em 2019, Mello expôs a mostra “De todas as coisas do mar”, que explorava a cultura náutica e a pesca.

A exposição “Vigias” pode ser visitada de segunda a sexta, das 12h às 18h, na Sala José Cipriano, que fica no piso superior da Galeria de Arte do Mercado Público Municipal de Florianópolis. A entrada é pela Rua Deodoro, 60, e a visitação é gratuita.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI