Estacionamento irregular dificulta a coleta de lixo
Comcap está enfrentando dificuldade para concluir roteiros de coleta por conta de carros mal estacionados nas vias de acesso às praias
Neste sábado e domingo, a dificuldade tem sido a movimentação dos caminhões na Comcap tanto para a coleta domiciliar quanto para a remoção das caixas estacionárias instaladas próximas à orla.
A Comcap mantém diariamente 48,5 quilômetros de praias durante o verão. A coleta domiciliar também passa de três para seis vezes por semana nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina. Ano passado, entre os dias 1º e 2 de janeiro, informa o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza, foram coletadas 1,2 mil toneladas. Até o início da tarde deste sábado, haviam sido retiradas 700 toneladas. “Depois de tudo apurado, a quantidade deve ficar igual a do ano passado”, aponta ele.
Vizinhança pode colaborar com Comcap
A coleta está normal, mas com muita dificuldade de acesso em ruas bloqueadas com carros estacionados. Durante todo dia ou mesmo de madrugada, esse problema se repete no Norte, Leste e Sul da Ilha. A diretora de Operações da Comcap, Nilda de Oliveira, pede a colaboração dos moradores para que se organizem com a vizinhança de modo que as vias mais estreitas fiquem desobstruídas nos turnos de coleta.
Pior é que, com carros estacionados de forma irregular, informa o presidente da Comcap, Lucas Arruda, os roteiros de coleta estão atrasando ou sendo obstruídos em vias mais estreitas próximas às praias. “Os pontos de obstrução das vias estão sendo repassados à autoridade de trânsito, mas há tanta irregularidade que está difícil de manter a coleta regular”, aponta Arruda.
Nesse período de alta geração de resíduos nos domicílios, a dificuldade de acesso atrasa os roteiros, aumenta o esforço dos garis e prejudica toda a cidade.