Espaço Acolher Floripa completa um ano protegendo vítimas
Estrutura inédita no Brasil reúne saúde, psicossocial e segurança em um único local

O Espaço Acolher Floripa, inaugurado há um ano no MultiHospital, completa seu primeiro ciclo de atendimento a mulheres, crianças, adolescentes e pessoas trans em situação de violência. A estrutura inédita no Brasil reúne em um único local serviços de saúde, apoio psicossocial e segurança pública, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana.
Desde sua abertura, em 29 de agosto do ano passado, o centro realizou aproximadamente 3.100 atendimentos a 925 pessoas. Entre essas, 845 foram acolhidas por conta das três formas de violência mais recorrentes no local: sexual (51,9%), física (44%) e psicológica (9,7%). O espaço oferece consultas de enfermagem, procedimentos de saúde, coleta de exames, profilaxia para infecções sexualmente transmissíveis, além de apoio psicossocial.
A presença da Polícia Civil e da Polícia Científica garante que os casos sejam registrados e investigados no próprio espaço, evitando que a vítima precise se deslocar para outros órgãos e reduzindo o risco de revitimização.
Avanço na articulação entre saúde e segurança
O modelo do Espaço Acolher Floripa representa um marco no enfrentamento às violências ao integrar diferentes áreas em um mesmo ambiente. Além de promover atendimento integral, a iniciativa fortalece a articulação com a rede municipal, incluindo atenção primária, hospitais de referência, assistência social, educação, Conselhos Tutelar e Municipal dos Direitos da Mulher, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Guarda Municipal e organizações da sociedade civil.
Um ano de impacto e mudança
“O Acolher representa uma mudança histórica na forma de atender pessoas em situação de violência. Um local como esse faz com que as vítimas saibam que têm com quem contar e se encorajem a procurar proteção e acolhimento para seus casos”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil.
O Espaço Acolher Floripa demonstra, em seu primeiro ano de funcionamento, que a integração de serviços de saúde, psicossocial e segurança é fundamental para oferecer proteção efetiva e humanizada às vítimas de violência.
Leia também:
- Tecnologia permite ação rápida contra agressores em SC
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
