00:00
21° | Nublado

Escritora mirim de Floripa lança livro na Bienal
Livro de Ana Beatriz Koch Tonin conta história de sua própria vida através de trava-línguas

Ana Beatriz nasceu em Florianópolis e está cursando o quarto ano do ensino fundamental (Foto: acervo pessoal) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 06/07/2022

Ana Beatriz Koch Tonin, de 9 anos, realizou recentemente algo pouco comum para crianças: participou da Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, no último final de semana para lançar o seu primeiro livro: As aventuras de Luzia e as loucuras dos trava-línguas. A obra fala sobre as aventuras de uma menina que frequenta o consultório de uma fonoaudióloga e precisa aprender trava-línguas para conseguir falar melhor.

Essa história é um reflexo da vida da própria Ana Beatriz. Iriana, mãe da menina, conta que, desde muito pequena, aos por volta dos 5 anos, Ana queria ter um canal no YouTube, e também queria fazer teatro e coral, porém, ela falava muito rápido. “Então, eu a levei em uma fonoaudióloga indicada pela professora do colégio para que ela pudesse falar mais devagar”, conta.

Foi então que Ana Beatriz se apaixonou pelos trava-línguas, que são jogos de palavras muito divertidos de recitar e que também ajudam no desenvolvimento da fala. Os exercícios propostos foram pela fonoaudióloga. “Ela começou a falar os trava-línguas sem parar desafiando todos à sua volta. Claro que ela sempre ganhava, pois já fala rápido e, com o treino, ficou muito boa nessa brincadeira”, lembra a mãe.

Uma menina ativa

Ana Beatriz nasceu em Florianópolis e está cursando o quarto ano do ensino fundamental. A mãe conta que ela é muito curiosa, gosta de ler, brincar, tocar piano, adora estudar e participa ativamente de diversas atividades no colégio, como teatro e coral. Fã de esportes, pratica natação e é faixa laranja no Taekwondo.

O livro

A fonoaudióloga Anicy Terezinha Bainha Pacheco foi quem ajudou Ana Beatriz em todo o processo de elaboração do livro em parceria com a mãe, Iriana. Ana pesquisava os trava-línguas e levava para as sessões com a fono. “É muito gratificante ver uma paciente gostar tanto de um exercício a ponto de transformá-lo em um livro”, conta Anicy.

Depois que o livro foi finalizado, Iriana o enviou para algumas editoras. “Para a minha surpresa, Ana Beatriz foi convidada para participar da Bienal Internacional do Livro”, conta.

A experiência aconteceu no último final de semana. “O livro é uma oportunidade única para crianças e adultos praticarem os trava-línguas através de um material escrito por uma criança. É uma experiência incrível”, completa a fonoaudióloga Anicy.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI