Escolas terão espetáculo em homenagem à Clarice Lispector
Pelo teatro, mais de mil estudantes conhecerão vida e obra da escritora
Estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis terão a oportunidade de conhecer a vida e obra de Clarice Lispector. O espetáculo “O ovo, a galinha e a máquina de escrever", do Coletivo Mar Cultural, percorrerá duas escolas básicas do Sul da Ilha e duas do Norte da Ilha a partir da próxima terça-feira, dia 11 de junho.
Clarice Lispector, nascida em 1920 e falecida em 1977, aos 56 anos de idade, é autora dos livros infantis “O Mistério do Coelho Pensante”, “A Mulher Que Matou os Peixes” e “A Vida Íntima de Laura”.
Em torno de 1.100 estudantes serão beneficiados com o espetáculo. Em cada unidade educativa haverá apresentações pela manhã e à tarde. No dia 11, a peça será apresentada na Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo, no Campeche, às 10h30 e às 14h. No primeiro horário terá tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Na quarta-feira (12), a encenação ocorrerá na Escola do Futuro Tapera, às 10h30 e 15h30. Na quinta-feira (13) serão realizadas sessões, às 10h e 15h, na EBM Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho. Na sexta-feira, será a vez dos estudantes da EBM Osvaldo Machado, na Ponta das Canas, assistirem ao teatro, às 10h45 e 15h.
DEIXAR CORRER SOLTA A IMAGINAÇÃO
"O ovo, a galinha e a máquina de escrever" é indicado para todas as idades, com foco no público de 6 a 11 anos. A peça, que tem no elenco as atrizes Marina Monteiro e Loren Fischer, já circulou por alguns estados brasileiros, com 125 apresentações gratuitas em escolas públicas. A iniciativa pretende aproximar as crianças da literatura e da obra da autora Clarice Lispector.
“Precisamos celebrar as nossas escritoras e Clarice Lispector possui uma produção para infância muito potente, que respeita a curiosidade e a inteligência da criança. Esperamos que o espetáculo seja uma porta aberta para que as crianças conheçam a literatura que Clarice criou para elas, que abram seus livros e deixem correr solta a imaginação, que brinquem e que se sintam respeitadas em suas infâncias”, afirma Marina Monteiro, atriz e dramaturga da peça.
O espetáculo é uma realização do Coletivo Mar Cultural, de Florianópolis, cuja motivação é circular arte e cultura por diversos lugares, a partir do encontro entre linguagens e pessoas. Mais informações no site ou Instagram.
OFICINA PARA EJA
Marina Monteiro, do Coletivo Mar Cultural, também na rede municipal de ensino, ministrará a palestra-oficina intitulada “Escrever a Vida”. Os contemplados são estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) com sede na EBM Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé.
A atividade, prevista para o dia 3 de julho, às 19h30, consistirá numa exposição oral com duração de 50 minutos. Durante este período, serão realizadas dinâmicas interativas e exercícios de escrita criativa que possibilitem aprofundamento das ideias conversadas.
O fio condutor da palestra-oficina é aproximar a escrita literária e criativa da vida cotidiana, de modo que os participantes possam reconhecer o quanto já escrevem no dia a dia e o quanto a escrita não é algo distante de suas realidades.
Quem estará na oficina são estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) com sede na EBM Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé.
Da redação
Fonte: PMF
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045