00:00
21° | Nublado

Entidades da Capital planejam novas ações de inclusão
CDL Florianópolis, Acif e CONSEG acompanham ação de acolhimento e reforçam compromisso com reinserção social

A ação buscou aproximar o empresariado das iniciativas municipais que oferecem acolhimento e encaminhamento às pessoas em situação de rua. (Foto: Divulgação)

Publicado em 16/09/2025

Reforçando seu papel social e buscando colaborar propositivamente com o atendimento a pessoas em situação de rua na capital, a CDL Florianópolis, a Acif e o CONSEG Centro realizaram, nesta terça-feira (16), uma visita a iniciativas e equipamentos públicos destinados ao atendimento dessa parcela da sociedade. O objetivo das entidades foi observar e conhecer de perto os programas existentes, além de buscar caminhos para a construção de soluções conjuntas.

Durante a ação, os representantes acompanharam o trabalho da força-tarefa DOA, da prefeitura de Florianópolis, que realiza abordagens de rua no período da manhã, oferecendo acolhimento, encaminhamento e apoio à reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa é realizado em parceria com a Polícia Militar e a equipe de assistência social do município. Entre os locais visitados estiveram o albergue noturno da cidade, com quase um século de atuação, e a Passarela da Cidadania, onde funciona a iniciativa Rumo Certo.

“O nosso papel como entidades empresariais vai além da observação: queremos colaborar com o poder público e com as demais instituições para criar oportunidades reais de reinserção social e profissional para essas pessoas. É fundamental conhecermos a realidade para então podermos pensar em soluções efetivas. O grande propósito é ressignificar a vida dessas pessoas, oferecendo alternativas concretas de inclusão, e não apenas assistencialismo”, destaca Eduardo Koerich, presidente da CDL Florianópolis.

Agora, as entidades devem se reunir para planejar uma ação ainda mais ampla para fomentar a conscientização da sociedade sobre a forma mais eficaz de apoiar as pessoas em situação de rua, incentivando a doação direcionada a programas de reinserção e capacitação. 

“O que pudemos ver in loco durante essa visita foram espaços bem cuidados, como é o caso da Passarela, com ações dignas voltadas à atenção para as pessoas que realmente necessitam e que estão dispostas a sair dessa situação tão complicada”, conta Célio Bernardi, presidente da Acif. “Mas ainda existem muitos desafios. Por isso, é fundamental que a sociedade civil organizada se mantenha vigilante, entendendo os pontos nos quais podemos colaborar. Também é importante esclarecer à população quais são os meios e mecanismos corretos para ajudar essas pessoas, contribuindo para uma redução efetiva da situação de rua, especialmente no centro de Florianópolis.”

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI