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Ele montou 3 restaurantes durante a pandemia

Fernando Martins em seu Botequim Guanabara (Fotos: HBN/Jornal Imagem da Ilha)

Publicado em 05/07/2021

O momento complicado, com um ano e meio de estagnação econômica por conta da pandemia, serviu de impulso para que o empresário carioca Fernando Martins inaugurasse em Florianópolis, de 2018 até agora, quatro empreendimentos gastronômicos, e está a caminho de abrir o 5º.

Nascido no Rio de Janeiro em 1956, Martins sempre seguiu sua intuição. No final dos anos 1970 mudou-se do Rio de Janeiro para Brasília, onde permaneceu por 15 anos como funcionário de carreira do Banco do Brasil, instituição onde trabalhou “até cansar”, conta. Ele saiu da estabilidade de emprego público no 1º Plano de Demissão Voluntária (PDV) do banco, em 1995 e, a partir de lá começou a empreender.

Seu primeiro negócio foi uma franquia de bar, o boteco Bolinho de Bacalhau, em Brasília, que, segundo ele, “quebrou em seis meses de funcionamento”. Ainda assim, persistiu. Com a ajuda de familiares e da sociedade com um irmão, teve alguns bares, até que, em 1996, abriu um novo negócio, o Bar do Professor.

Ao contrário do primeiro negócio, esse se tornou um grande sucesso na capital federal. Eleito o bar dos torcedores do Clube de Regatas do Flamengo, time do coração de Fernando, o local logo se tornou um ponto de encontro. Quando tinha jogo do Fla, o bar enchia. Mas isso acontecia também devido ao tino comercial do proprietário. Sempre inquieto, Martins buscava constantemente novidades para o cardápio de petiscos do happy hour do bar. Para isso, ia com frequência à vizinha Minas Gerais, e sempre voltava com iguarias que encantavam seus clientes.

Ele se dedicou integralmente ao Bar do Professor até 2004, mas conta que cansou. Então decidiu vender o bar, em decisão conjunta com a esposa, Naira, que havia conseguido transferência de sua atividade profissional para Florianópolis.

Após duas semanas da venda do bar, eles vieram de carro, “um Fiat Strada vermelho, com 50 mil reais no bolso e muita experiência para começar um novo negócio”, relembra. O valor, ele conta, era o que sobrou da venda do bar, após pagar todos os funcionários.  

A esposa sugeriu que ele entrasse em contato com uma nova franquia de óculos de sol que estava estourando no país, a Chilli Beans, e, em 2004, abriu a operação da marca em Santa Catarina, com um quiosque no Shopping Neumarkt em Blumenau.

No mesmo ano, o casal resolveu investir no novo negócio, ampliando os pontos de venda. Para isso, venderam os próprios carros. Inicialmente, abriram lojas na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, e em Balneário Camboriú e, até 2007, inauguraram 28 lojas, no auge do boom da economia brasileira. Atualmente, eles ainda continuam administrando algumas lojas da franquia.

No início de 2017, o amigo Jean Carlos Oliveira, superintende do Floripa Shopping, local onde Fernando tem uma das lojas Chilli Beans, o convidou para montar um empreendimento gastronômico no local. O objetivo do shopping com a nova operação gastronômica, era fazer frente a outros shoppings que já estavam nesta linha.

Com as excelentes condições oferecidas para iniciar um novo ponto gastronômico na capital catarinense, Fernando topou e, com a ajuda da filha Maria Fernanda, que é arquiteta, criou o que viria a se tornar o Botequim Guanabara, em homenagem ao seu estado natal, Rio de Janeiro.

“Eu sempre gostei de frequentar e observar bares e restaurantes. Quando viajamos, prestamos atenção em tudo o que se passa nesses locais. Nos nossos negócios, buscamos trazer um preço bom, qualidade e, principalmente, o atendimento, que precisa ser top”, diz Fernando. “E, se você consegue um bom produto, preço bom (inclusive para o cliente) e bom atendimento, aí você fecha a equação. É isso que buscamos sempre. Queremos que o cliente se sinta em casa, se esqueça de seus problemas quando estão aqui”, completa ele, que tem o auxílio do filho Filipe no comando dos restaurantes.

O empresário conta um pouco sobre o conceito do Botequim Guanabara: “Eu sou muito saudosista, acho que o cenário que passou é muito melhor do que o atual, as décadas de 1960, 1970 e 1980 foram as décadas douradas pra mim, de grandes bares, grandes botequins, discotecas, casas noturnas. Vivi tudo isso no Rio de Janeiro, e todos que conheceram gostavam. Então pensei em transportar essas ideias aqui para Florianópolis, e também um pouquinho da Vila Madalena, em São Paulo, que também adoro”.

Atualmente são três operações do Botequim Guanabara: no Floripa Shopping e no Pátio Milano, em Florianópolis; e no Shopping Itaguaçu, em São José, onde Fernando tem ainda um restaurante de cozinha japonesa, o Noir.

Da redação

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