00:00
21° | Nublado

Educação antirracista: Capital conquista certificação federal
O selo destaca iniciativas para fortalecer a educação antirracista

Selo Petronilha reconhece compromisso da Capital com ensino antirracista. (Foto: Divulgação)

Publicado em 26/03/2025

A capital catarinense foi reconhecida pelo governo federal com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva para as Relações Étnico-Raciais, uma certificação concedida a secretarias de educação que promovem iniciativas voltadas à igualdade racial e à valorização da cultura afro-brasileira no ensino.

O reconhecimento destaca as ações desenvolvidas pelo município para implementar a Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. Entre essas iniciativas estão o Seminário da Diversidade Étnico-Racial e a Matriz de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) de Florianópolis.

De acordo com Sônia Carvalho, coordenadora do programa de Diversidade Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação, o selo reforça o compromisso da cidade em ampliar a conscientização sobre a diversidade e o respeito às identidades culturais.

Com a certificação, a Secretaria de Educação da Capital se habilita a concorrer a um aporte financeiro de R$ 200 mil, destinado pelo Ministério da Educação para fortalecer as políticas de equidade racial nas escolas. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de maio.

Quem foi Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Nascida em 1942, em Porto Alegre, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva tem uma trajetória marcada pela luta contra o racismo e pela defesa de uma educação inclusiva. Graduada em Letras/Francês pela PUC-RS, obteve mestrado e doutorado em Educação pela UFRGS. Como professora e pesquisadora, teve papel fundamental na implementação da Lei 10.639/03, atuando na formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Reconhecida por sua contribuição acadêmica e social, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFRGS, além de ser nomeada Professora Emérita da UFSCar e Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito.

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI