Dia de chuva aumenta perigo na pista
Condições no Floripa Airport preocupam tripulantes e passageiros
Chovia muito em 12 de julho do ano passado quando um avião de carreira da LATAM saiu da pista no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. Em função desta saída de pista da aeronave, o aeroporto ficou interditado para pouso e decolagem por mais de 24 horas até que o avião pudesse ser removido da pista.
Em nota, a Zurich Airport, administradora do aeroporto caracterizou o fato como acidente devido ao mau tempo. Como venta muito na região, ficou na mente da população que talvez o vento tivesse sido de fato o causador do acidente.
Sem muito alarde, a administradora do aeroporto impôs uma medida administrativa à LATAM, com a não autorização de pouso ou decolagem da companhia sempre que houvesse algum volume a mais de água na pista. No entanto, esta medida não se aplicava a outras empresas aéreas, criando com isso uma ideia que as equipes técnicas da LATAM não estivessem aptas a operar aeronaves em dias de chuva.
Em um outro dia chuvoso, algumas semanas após o acidente, de partida para São Paulo, constatei que a LATAM era a única empresa aérea com voos cancelados ou atrasados naquele momento. Conversando com uma atendente sobre o atraso e cancelamento de voos, fui informado do fato acima citado.
A apreensão
Recentemente, quase dois anos e meio após o acidente, retornando à Florianópolis, mais uma vez em uma aeronave da LATAM, à medida que o voo se aproximava do Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, minha apreensão foi aumentando, uma vez que o piloto da aeronave informou que o céu estava encoberto com uma leve chuva. Lembrei do tal acidente, e a preocupação foi imediata.
O piloto fez o procedimento para aterrissar, passando sobre a Ilha do Campeche em direção ao aeroporto. Pra mim esta é uma hora crucial do voo, a aterrisagem. A aeronave seguia em direção à pista. Meu nervosismo foi aumentando à medida que o avião ia perdendo altitude para pousar. Fiquei aguardando o “tranco” do toque dos pneus na pista. Mas isto não aconteceu, pelo contrário, foi uma das mais suaves aterrisagens que já experimentei, o avião tocou suavemente na pista para seguir até o terminal de passageiros.
Na saída da aeronave, pedi para congratular os pilotos pela excelente aterrisagem, e da conversa surgiu a oportunidade desta matéria.
O que disseram os pilotos
Quando entrei na cabine para parabenizar os pilotos, tive uma pequena surpresa. Ambos agradeceram o elogio, mas disseram. “Olha demos sorte. Já estávamos com a mão sobre o botão anti-skid (uma funcionalidade no sistema de freios que pode evitar derrapadas quando as pistas estão molhadas, como hoje).”
Quando entrei na cabine para parabenizar os pilotos, tive uma pequena surpresa. Ambos agradeceram o elogio, mas disseram. “Olha demos sorte..."
Aí perguntei: Qual a frequência que isto acontece? O piloto, que preferiu não se identificar, disse: “Com frequência, aqui em Floripa, quando chove com mais intensidade.” Segundo ele, a empresa que controla o novo aeroporto apesar de ter feito um mega investimento no terminal de passageiros, deixando-o com ares de um terminal de primeiro mundo, pouco investiu na pista de pouso e decolagem, que é basicamente a mesma que atendia ao antigo Aeroporto Hercílio Luz. Ele indagou: “Como um aeroporto internacional tem apenas uma pista de pouso e decolagem?”.
Após esta conversa com o comandante do voo da LATAM, entramos em contato com a Zurich Airport, empresa concessionária do Floripa Airport, para esclarecimentos quanto à segurança da pista. Enviamos três perguntas.
O que disse a Zurich Airport, administradora do Floripa Airport:
Imagem da Ilha - Após a Zurich Airport construir o espetacular terminal de passageiros, foi realizada alguma obra de recuperação da antiga pista de pouso e decolagem do Aeroporto Hercilio Luz? Se sim, favor especificar.
Zurich Airport - Toda a extensão da pista de pouso e decolagem (14/32) foi restaurada entre os anos de 2022 e 2024. Um investimento total de R$ 14 milhões.
Imagem da Ilha - o aeroporto foi inaugurado em 28/09/2019 e entrou em operação 01/10/2019. No entanto, segundo a resposta anterior, as obras de restauração da única pista de pouso e decolagem ocorreram apenas 3 anos depois, entre 2022 e 2024. Como exatamente isto foi realizado, já que a partir de 2021, o aeroporto já estava em pleno funcionamento? E em qual horário esta restauração aconteceu?
Zurich Airport - Desde que assumiu a operação do aeroporto, em 2018, a concessionária realiza de forma recorrente medições de atrito e macrotextura da pista de pouso e decolagem conforme a regulamentação vigente, assegurando que todos os índices estejam em padrões elevados de segurança. O resultado dos testes determina se há necessidade de intervenções para recuperação e restauração do pavimento. Para a realização das obras é feito um cronograma para garantir o menor impacto na operação. No caso da restauração feita entre 2022 e 2024 os trabalhos foram realizados durante a madrugada, entre 00h15 e 05h15, período em que não há voos previstos.
Imagem da Ilha - Algum tipo de recapeamento foi feito após o acidente com o avião da LATAM, que aconteceu em 12 de julho de 2023? Se sim, ele se restringiu somente à área afetada?
Zurich Airport: O pavimento afetado pelo incidente com a aeronave da LATAM, em 2023, foi um pequeno trecho do acostamento da pista de pouso e decolagem. A área danificada foi reparada logo após a retirada da aeronave do local. Todo o trecho - acostamento e pista onde passam os aviões - onde aconteceu o evento havia sido recuperado nas obras realizadas em 2022. Além disso, a concessionária informou que realiza de forma recorrente medições de atrito e macrotextura conforme a regulamentação vigente, assegurando que todos os índices estejam em padrões elevados de segurança.
Obras recentes: Ajustes constantes são necessários e realizados na área de taxiamento das aeronaveves
Imagem da Ilha - Após este acidente com o avião da LATAM, a empresa (LATAM) sofreu algum tipo de punição para pouso e aterrissagem de seus voos por parte da Zurich Airport?
Zurich Airport: O CENIPA é o órgão responsável por investigar os fatores contribuintes ao evento, e produzir um relatório que ainda não foi concluído. A concessionária também atuou proativamente e colaborativamente com as companhias aéreas e órgãos competentes para assegurar os níveis de segurança da infraestrutura aeroportuária.
Imagem da Ilha - Há ranhuras na pista para ajudar escoar a água da pista e/ou ajudar ao Anti-Skid das aeronaves?
Resposta Zurich Airport: O escoamento da água na pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Florianópolis é feito por um sistema de drenagem profunda. Além disso, a cada seis meses são realizados testes para comprovar a eficiência do escoamento de água e a aderência pneu-pavimento. Os resultados destes testes e o declive da pista não indicam a necessidade de grooving (ranhuras do pavimento), de acordo com o órgão regulador.
Da redação
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Sobre o autor
Hermann Byron
Diretor geral do Imagem da Ilha, e um dos colunista de gastronomia do jornal.
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