Destinos para celebrar | Por mais princípios nas escolas | Catarinenses fogem da vacina | E mais!
Destinos 1
A plataforma Airbnb divulgou ontem os 10 destinos em alta no Brasil para o período das celebrações de fim de ano. Entre eles, quatro cidades de SC: Joinville, Palhoça, Itapema e Itajaí. Joinville é o principal destaque e aparece como a cidade que teve maior crescimento de buscas na plataforma no terceiro trimestre de 2022.
Destinos 2
A explicação: as pessoas estão viajando de forma diferente e os viajantes estão dispostos a descobrir locais inexplorados, fora das rotas convencionais do turismo tradicional.
Valores
Deprime e entristece saber do interesse de várias prefeituras de SC em ter escolas cívico-militares – já são oito no Estado, regidas pela Secretaria da Educação, com o apoio da Polícia Militar – por terem um diferencial que deveria estar em todas elas, militares ou não: priorizar a ordem, disciplina, princípios e valores nos seus alunos.
Relaxamento
Catarinenses se orgulham de ter a melhor expectativa de vida do país, a melhor renda per capita, etc. e tal. Mas não cuidam de sua saúde! Espanta saber, por dados oficiais que acabam de ser divulgados, que mais de 4,6 milhões de sua população de 7 milhões, estão com a vacina contra a covid-19 atrasada.
Escanteio
Além do tombo da Argentina na Copa do Catar, pondo em luto os quase 10 mil argentinos que moram em Balneário Camboriú e entorno, outra causou ecos em SC: a Havan decidiu não renovar seu patrocínio com o Brusque Futebol Clube para 2023. O corte também atinge outros clubes, como Flamengo, Atlético Paranaense e Chapecoense.
0,2% a mais
SC aumentou sua participação na economia nacional. Seu Produto Interno Bruto passou de 4,4% para 4,6%, no comparativo entre 2019 e 2020. O número foi apresentado oficialmente pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável em conjunto com o IBGE.
Prevenção
Elogiável, sob todos os aspectos, campanha que o MP-SC começou a veicular em 240 rádios e 10 emissoras de TV, divulgando o que faz no combate e na prevenção a crimes como racismo, xenofobia, intolerância religiosa, apologia ao nazismo e discurso de ódio. Só neste ano o MP-SC ajuizou mais de 170 ações relacionadas a tais crimes.
Ensinar em casa
Enquanto projeto na área empaca no Congresso, a educação familiar é um tema “adiantado”, digamos assim, em SC. Tanto que na semana passada foi julgada, no TJ-SC, e declarada inconstitucional, lei municipal de Chapecó que, entre outras providências, dispõe sobre o assunto. A ação foi ajuizada pelo MP-SC, agindo por delegação da Procuradoria-Geral de Justiça.
Transição
Vereadora do PCdoB em Criciúma, Giovana Mondardo passou a integrar o grupo de transição do governo Lula na área da juventude, com enfoque no trabalho para os jovens. Enquanto isso, todo mundo pergunta: onde anda a ex-senadora e ex-ministra Ideli Salvatti?
Tradicionalismo 1
O Movimento Tradicionalista Gaúcho de SC recebeu anteontem a Comenda do Legislativo, concedida pela Assembleia Legislativa. Mais que merecida. O tradicionalismo gaúcho em SC comporta impressionantes 525 centros de tradições gaúchas (CTGs), com quase 40 mil associados.
Tradicionalismo 2
E tudo extremamente organizado, com estatuto, código de ética e regulamentos que disciplinam os jogos, disputas artísticas e campeiras e os concursos de prendas e peões. O MTG está estruturado em 17 regiões, envolvendo 273 dos 295 municípios. Com 960 eventos realizados por ano, acende também a chama do turismo no Estado.
Oferecidos
Integrantes do grupo de transição do governador eleito Jorginho Mello, e seu entorno, tem sido assediados por algumas figuras que, como que caídas do espaço, se apresentam e colocam-se “à disposição” para integrar a equipe do novo governo. Outros, um pouco mais discretos, plantam notícias em colunas, oferecendo-se, explicitamente. A propósito, exatamente para evitar tanto assanhamento, Jorginho não tem anunciado oficialmente nenhum nome até agora. Promete que o fará a partir do dia 1º de dezembro.
Caça às bruxas
Para não se desmoralizar publicamente, vários partidos já expulsaram integrantes que declararam votos em Lula ou Bolsonaro, indo contra a orientação da legenda no pleito. São 59 em todo país, entre prefeitos, vereadores e dirigentes partidários. O único caso de SC envolve o vice-prefeito de Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, Hermelino Prada, do PL, após posar com uma bandeira vermelha com o nome de Lula e os dizeres “O Brasil feliz de novo”.
Outra eleição
Passadas as eleições de outubro, em muitos municípios de SC está começando outra campanha e não raro, acirrada, e com ingrediente político-partidário, com envolvência direta de deputados, prefeitos e vereadores. Trata-se da disputa pela direção de cooperativas de eletrificação. São mais de 250. Essa envolvência política não tem sido tão boa. Sempre houve e há casos de corrupção em tais organizações.
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI