Desafio do saneamento em Floripa ganha força
Especialistas e autoridades se unem para superar entraves e impulsionar investimentos essenciais para a cidade

O Floripa Sustentável promoveu na segunda-feira (9) mais um Almoço Estratégico com o tema “O Desafio de Florianópolis para cumprir o Marco do Saneamento”. O evento reuniu representantes das três empresas de água e esgoto da Região Sul, além do prefeito Topázio Neto, secretários, parlamentares, especialistas e empresários. O Marco do Saneamento, aprovado em 2020, estabelece a meta de atender 99% da população com água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033.
O presidente da Casan, Edson Moritz, destacou o crescimento de 14% na cobertura de esgoto na Capital desde 2022. A cidade deve alcançar 74% este ano, 82% até 2027 e 90% em 2033, com novos investimentos, conclusão de obras e a implantação de pequenas estações de tratamento no Sul da Ilha, área com maior déficit.
No encontro, o deputado estadual Napoleão Bernardes apresentou o Projeto de Lei do Programa de Saneamento Catarinense, que tramita na Assembleia Legislativa e visa estimular consórcios municipais e parcerias público-privadas para ampliar o saneamento no Estado.
Roberto Costa, coordenador do Floripa Sustentável, reforçou a importância da união entre os setores para enfrentar o desafio do Marco do Saneamento. Já Emerilson Emerim propôs a criação de uma força-tarefa para acelerar processos judiciais e licenças que travam obras essenciais.
O painel contou com representantes da Casan, AEGEA (Rio Grande do Sul) e Sanepar (Paraná), que compartilharam experiências e modelos para ampliar o saneamento via concessões e parcerias.
No debate final, Yuli Mello, CEO da Staterra Engenharia, apontou entraves técnicos, enquanto o deputado Bernardes detalhou a proposta de lei que estimula municípios pequenos a se unirem e atrair investimentos privados para o setor.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
