Hospital Unimed chega ao limite
O atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19 em Florianópolis está à beira do colapso. À rede pública, cuja realidade já era conhecida há algum tempo, agora soma-se a rede privada.
Desde a noite dessa segunda-feira, 08, tem circulado nas redes sociais um comunicado da Unimed Grande Florianópolis com relação ao fato de sua unidade hospitalar ter chegado à sua capacidade máxima. Buscamos informações antes de postar qualquer notícia assim tão drástica. Aguardamos o posicionamento oficial da Unimed, que veio através de seu presidente, o médico cardiologista Dr. Theo Bulb.
Dr. Theo, procede esta postagem sobre a limitação de atendimento no hospital da Unimed?
“Infelizmente, sim. Por absoluta falta de vagas e dificuldade para novos atendimentos, exceto emergências mesmo. Estamos com ocupação de mais de 110 % da nossa capacidade já expandida, com pacientes intubados e em ventilação mecânica fora da UTI. E também no centro cirúrgico, que está com suas salas cirúrgicas bloqueadas, menos uma, para emergências, e no repouso da emergência.
As equipes de atendimento, médicos, enfermeiras e auxiliares estão exautos pela sobrecarga. Estamos recrutando mais pessoal, porém o nível de especialização exigido é uma dificuldade, compramos mais equipamentos, ventiladores, camas hospitalares e etc, para expandir mais a nossa capacidade de atendimento".
Há planos para a expansão deste atendimento?
"Sim. Já temos inclusive o plano e ações para abrir hospital de campanha no terceiro piso do estacionamento do hospital. Estamos fazemos o que está dando para fazer, junto com a rede hospitalar credenciada, que também está padecendo das mesmas carências. A pandemia + a irresponsabilidade do setor público nos levou a esse estado incontrolável da crise pandêmica”.
O atendimento aos pacientes UNIMED em quadro inicial
Com o número de leitos e disponibilidade de atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19 no limite, a Unimed solicita que pacientes com quadro inicial da doença façam o atendimento pelo PA Digital. Para isso, basta acessar ao www.unimedflorianopolis.com.br e clicar no balão, no canto inferior com o chamado “Perguntas sobre o coronavirus”.
A partir daí o paciente passará por uma triagem virtual gratuita, e consequente monitoramento, evitando assim do deslocamento ao Hospital, que não tem como atender pacientes nestes quadros iniciais.
No fechamento desta pauta, fomos informados pela Unimed sobre a transferência do primeiro paciente com Covid, intubado e em respirador fora da UTI, de Florinópolis para Vitória, no Espírito Santo, em avião hospitalar.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!