Contagem regressiva
Saiba como será o trânsito na Ponte Hercílio Luz após a reabertura
Os primeiros a passarem pela Ponte Hercílio Luz após a reabertura, marcada para o dia 30 de dezembro, serão ciclistas e pedestres. O tráfego de ônibus, por sua vez, deve ser liberado após 15 dias da data de reabertura. A previsão foi informada por Fabrício Ricardo Justino, diretor do DIOPE (Operação do Sistema Viário de Florianópolis), na sexta-feira, 06.
De acordo com ele, após as duas semanas de reabertura serão feitos testes com o transporte coletivo. A ideia é que transitem pela ponte as linhas circulares, tanto municipais, quanto intermunicipais. No entanto, até o fechamento desta edição, as linhas ainda não haviam sido determinadas pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano. Não há previsão de tráfego para que carros e motos no local.
Nas primeiras duas semanas de 2020, o tablado central da ponte será aberto, com exclusividade, aos pedestres e ciclistas, com acesso 24 horas. Segundo Justino, a segurança será garantida por sistemas de iluminação e monitoramento.
Inauguração festiva e programação esportiva
Para a tão esperada reabertura, está prevista uma programação de atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas. Os eventos devem ocorrer até o dia 5 de janeiro de 2020, quando está prevista uma corrida de cinco quilômetros. Organizada pela Fesporte, a prova terá largada da Ponte Hercílio Luz com percurso em direção ao continente e chegada também na estrutura. A inscrição será gratuita no www.sc.gov.br/vivaaponte e a previsão é de 2 mil vagas.
Empresas de alimentação e bebidas interessadas em compor a programação gastronômica puderam se inscrever no edital até o dia 29 de novembro para explorar 20 espaços nas cabeceiras insular e continental da Ponte Hercílio Luz. Estão aptos a participar da seleção food karts, food bikes ou estandes. Após a celebração de reabertura organizada pelo Estado, a ideia da prefeitura é programar eventos no local, aos finais de semana.
Está prevista também a seleção de uma empresa de esporte de aventura, que irá operacionalizar atrações no local. A proposta deverá trazer ações de rapel, escalada, bungee jumping, pêndulo humano, slackline, entre outras atividades.
Da redação