Consulado vence Carnaval de Florianópolis
Apuração foi marcada por tensão e reviravoltas na Passarela Nego Quirido

A apuração do Carnaval de Florianópolis, realizada na segunda-feira (3) na Passarela Nego Quirido, confirmou a Consulado como grande campeã de 2025. A escola de samba conquistou seu nono título ao homenagear os “delírios febris” de Fritz Müller, encerrando uma sequência de três vice-campeonatos.
O resultado foi definido no critério de desempate, já que Consulado e Copa Lord somaram a mesma pontuação final:
Resultado final
1º - Consulado – 269,1 pontos
2º - Copa Lord – 269,1 pontos
3º - União da Ilha – 268,5 pontos
A vitória da Consulado foi confirmada pelo critério de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, onde a escola superou a adversária.
Disputa ponto a ponto na apuração
Mesmo sob sol forte, integrantes das escolas lotaram as arquibancadas da Nego Quirido para acompanhar a apuração, que teve início às 16h40. O clima era de confraternização no começo, mas a tensão cresceu à medida que os envelopes com as notas foram abertos.
Durante a leitura dos resultados, a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) anunciou penalizações:
Nação Guarani perdeu 2,8 pontos por não atingir o número mínimo de ritmistas na bateria.
Dascuia foi penalizada em 1 ponto porque o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira utilizou um figurino já apresentado no Carnaval de São Paulo.
A competição foi definida quesito a quesito. No critério de Bateria e Alegorias, Consulado e Copa Lord receberam notas máximas. O desempate veio apenas no terceiro critério, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, onde a Consulado levou vantagem ao obter duas notas 10 e uma 9,9, contra um 10 e dois 9,9 da Copa Lord.
Antes mesmo da oficialização do resultado, fogos de artifício tomaram conta da passarela, e os integrantes da Consulado já comemoravam nas arquibancadas.
Desde a pandemia, não há rebaixamento no Carnaval de Florianópolis, e todas as escolas seguem no Grupo Especial para o próximo ano.
Comemoração antecipada da Copa Lord
Por um momento, a torcida da Copa Lord acreditou na vitória. Informações desencontradas indicavam que a escola havia vencido no critério de Comissão de Frente. No entanto, o empate persistiu até o quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira, onde a Consulado assumiu a liderança definitiva.
O desfile da campeã
No sábado (1º), a Consulado desfilou na Passarela Nego Quirido às 22h30 com um enredo que celebrou a ciência e a natureza, inspirando-se no legado do cientista alemão Fritz Müller.
A escola levou 1.276 integrantes, distribuídos em 18 alas, além da ala dos amigos. Com fantasias que representavam o universo botânico e científico, o desfile fez referência à relação de Müller com Charles Darwin e sua contribuição para a teoria da evolução.
A apresentação começou com um carro alegórico adornado com bromélias, planta que Fritz Müller cultivava em sua casa em Blumenau. O cientista foi representado em uma alegoria repleta de elementos naturais e científicos. O primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Luciano Batuta e Cíntia Machado, desfilou com trajes que remetiam à diversidade da flora.
A última ala homenageou Blumenau, cidade onde Müller viveu no Brasil. O carro alegórico final trouxe cartas trocadas entre o cientista e Darwin, reforçando seu impacto no meio científico.
Na parte traseira do carro, uma frase de Fritz Müller, também entoada no samba-enredo, deixou uma mensagem clara: “Jamais negará a ciência quem vê a verdade em cada evidência”. A citação marcou a saída da escola da avenida em um ato de defesa da ciência e contra o negacionismo.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
