00:00
21° | Nublado

Conheça a nova capital de SC. E mais!

Curitibanos, no meio oeste de SC (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 14/06/2023

Capital de SC

    Um projeto de lei no Legislativo dispõe sobre a transferência da capital catarinense, no dia 11 de junho de 2024, para Curitibanos, que na data comemorará 155 anos de sua criação como município. Mudança simbólica, bem entendido. Décadas atrás houve um movimento, liderado pelo então deputado federal Onofre Agostini, para que a capital fosse o município serrano, de direito e de fato, por ficar geograficamente no centro de SC. Não chegou a animar.

 

Único alfabetizado

   A grande e positiva notícia para SC começar a semana: a pesquisa Alfabetiza Brasil, elaborada pelo Ministério da Educação, constatou que, das 27 unidades da federação, apenas SC alcançou o nível mínimo de alfabetização do 2º ano do fundamental estabelecido pelo governo no final de maio. A média do Estado foi de 751,74, menos de 9 pontos acima da média determinada de 743 no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O segundo lugar pertence ao Distrito Federal, com 738,09 pontos.

 

Desabafo

    O prefeito afastado de Tubarão, Joares Ponticelli, gravou um vídeo, semana passada, já circulando nas redes sociais. Diz que sua vida virou um inferno, como também a de familiares e amigos e que espera resgatar sua honra e sua história política construída por 27 anos. História, para ele, que está vendo “escoar pelo ralo”.

 

Respeito

   Depois do tumulto da semana passada, a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, seguiu esta semana, um tanto tranquila, por conta de um dos convidados pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), o ex-presidente do Incra, Francisco Graziano. Caroline, que tem profundo respeito por Graziano, diz que ele tem uma história acadêmica, política e literária que evidencia conhecimento sobre a questão agrária no Brasil.

 

Sem pedágio

   Recebeu o número 18.647, sancionada pelo governador Jorginho Mello e de autoria do deputado Vicente Caropreso, a mais nova lei estadual. Estabelece que nos editais de concessão de rodovias estaduais, de agora em diante constará a isenção do pagamento de pedágio às pessoas com doenças graves e degenerativas, transtorno do espectro autista e outras formas de deficiência. A dispensa é restrita a quem recebe tratamento de saúde não existente no município em que reside.

 

Dignidade menstrual

   Está lançada a segunda edição da campanha Dignidade Menstrual, do TJ-SC, que além de combater a desinformação e dar visibilidade ao tema, arrecada, entre seus servidores, incluindo dezenas de comarcas, absorventes descartáveis que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

 

Foi

   Espanta como iniciativas de grande alcance, como foi o Programa Horta Escolar, em governos estaduais passados, sumiram. Sua recriação está contida em projeto de lei do deputado Nilson Berlanda, apresentado em 2020.

 

Cannabis medicinal

   O deputado estadual padre Pedro Baldissera (PT) está tentando convencer colegas a apoiar projeto de sua autoria que trata do uso da maconha para fins de tratamento de saúde, inclusive pelo SUS. A Anvisa liberou o uso do medicamento e a UFSC, no campus de Curitibanos, está autorizada a pesquisar seu uso medicinal.

 

Nossa erva

   Quem sabe, agora, nossa catariníssima erva-mate dê o esperado pulo do gato, tal qual o dado pelo açaí nortista. Nutricionistas da “Cleveland Clinic”, um centro médico nos Estados Unidos, recomendaram, há alguns dias, a seus pacientes, o consumo de mate como uma alternativa saudável ao café. Foi apresentado como “um chá de ervas robusto feito das folhas secas de uma árvore sagrada da América do Sul”. O jornal espanhol “El País”, um dos maiores e mais importantes do mundo, divulgou a informação e comemorou a expansão da erva-mate mundo afora.

 

Força política

   Com o ingresso do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, em seus quadros, o PSD quer se tornar uma das maiores forças políticas de SC. A filiação oficial será dia 26, em Florianópolis, com toda pompa e circunstância, com a participação de Gilberto Kassab, o presidente nacional da legenda, que vai trazer convidados ilustres. 

 

O que dizem

   Sobre o mesmo personagem – o desembargador do TJ-SC, Jorge Luiz de Borba – alguns veículos da mídia nacional destacaram ontem nota dele, emitida domingo, de que vai reconhecer a suposta vítima de trabalho escravo em sua casa como filha afetiva, com direitos hereditários. Trata-se de uma mulher de 49 anos, surda e muda.  Mas no programa “Fantástico”, no domingo à noite, a imagem do juiz foi arrasada: ex-funcionárias que trabalharam na casa do magistrado afirmaram que “os cachorros da família era mais bem tratados”. Seja o que for e como isso vai terminar, está aí um belo enredo para livro ou filme.

 

ONGs

   O prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, mal se contém, ainda, sobre o assunto. Quer acolher moradores de rua, oferecendo condições dignas de pernoite, asseio e alimentação. Mas há ONGs que direta ou indiretamente, de forma politicamente oportunista, provavelmente porque vão perder clientela e verbas públicas, preferem que eles fiquem onde estão, criando todo tipo de restrições às políticas públicas de socorro social.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?