00:00
21° | Nublado

Conectando empreendedores
Evento Circuito Criativo será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, na Capital

Exposição Entre Contrastes realizada no Rio de Janeiro em 2018 inspirou a criação do projeto de mesmo nome para valorização da arte catarinense (Crédito: Robson Freire/Divulgação)

Publicado em 08/08/2019

Nos dias 14 e 15 de agosto será realizado em Florianópolis, o Circuito Criativo Entre Contrastes, promovido pelo Sebrae/SC. O evento é resultado da parceria dos projetos do Sebrae Entre Contrastes – da Indústria ao Artesanato Catarinense e Sebrae Delas Mulher de Negócios e tem como objetivo conectar empresários, despertar nos participantes o empreendedorismo colaborativo e a economia criativa, ampliar possibilidades de desenvolvimento e inspirar novos empreendedores.

No dia 14, o Circuito é gratuito e aberto ao público. A programação tem início às 14h com a palestra da mestre em design Nicole Tomazi. Ela irá falar sobre “Artesanato, Design e Território”. Na sequência, a pioneira em Economia Criativa e Colaborativa no Brasil, Lala Deheinzelin, abordará o tema “Futurismo + Novas Economias = Resultados Exponenciais”. O evento encerra com um happy hour e degustação de produtos locais. Para participar basta fazer a inscrição acessando o QR Code ao final desta página. Já no dia 15, o evento é destinado somente aos participantes do Projeto de Artesanato Entre Contrastes. Os artesãos participarão do Workshop de Coolhunting com a especialista Andreia Schmidt Passos. 

De acordo com a Coordenadora do Entre Contrastes, Simone Amorim, o Circuito Criativo vai ao encontro dos objetivos do projeto, que é promover um novo posicionamento para o artesanato catarinense, com foco na sustentabilidade, mercado e no relacionamento com a indústria. “Ao reunir os principais atores da economia criativa, queremos despertar nos participantes um novo entendimento sobre a indústria criativa e estimulá-los a pensar diferente, visando a colaboração e o desenvolvimento dos seus negócios”, comenta Simone.

Para Marina Elena Miggiolaro Barbieri, coordenadora do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, “o evento é uma oportunidade de conexão e de inspiração para tantas mulheres que hoje estão à frente de seus negócios e buscam vencer os desafios diários em um mercado altamente competitivo”.

Floripa Conecta 

O Circuito Criativo Entre Contrastes faz parte do Floripa Conecta, uma rede de eventos que transformará Florianópolis em um centro de economia criativa entre 09 e 18 de agosto. O Floripa Conecta é uma realização da ACATE, ACIF, CDL Fpolis, FIESC, Sebrae/SC, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Projeto Entre Contrastes

O Sebrae/SC desenvolve em cinco regiões do Estado o projeto Entre Contrastes – da Indústria ao Artesanato Catarinense. A criação do projeto surgiu após a exposição “Entre Contrastes”, realizada no ano passado, no Rio de Janeiro.  A mostra de produtos artesanais encantou pela originalidade, design e pela forte identidade cultural conectada a uma proposta inovadora, em que os artesãos criaram produtos por meio de ressignificação de resíduos industriais. O projeto busca atender potenciais empresários e pequenos negócios, ampliando o nível de autonomia do artesão local, promovendo a cooperação deles com a indústria. “Acreditamos na arte que surge da união entre resíduos industriais e artesanato e por isso esse projeto aposta na sustentabilidade, inovação e empreendedorismo para dar expressão nacional e valorização local aos trabalhos de artesãos catarinenses”, comenta a coordenadora do projeto, Simone Amorim. 

Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios

O Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios visa fomentar ideias e negócios liderados por mulheres, incentivando o crescimento e o empoderamento econômico e ainda gerar novas oportunidades. As estatísticas mostram que as mulheres abrem mais negócios que os homens e normalmente são mais escolarizadas, mas, mesmo assim, seus empreendimentos são menos inovadores e têm lucros mais baixos, além de serem negócios menos diversificados e com menor potencial de internacionalização. "O objetivo é ofertar soluções relevantes para mulheres que querem abrir seu negócio ou aprimorá-lo e possibilitar a criação de uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino", destaca Marina Elena Miggiolaro Barbieri, coordenadora do projeto no Sebrae/SC.

Da redação