00:00
21° | Nublado

Como na Europa | Merecem o Oscar | Ranking do futebol | ACESSE AGORA!

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones (Foto: Reprodução/UFSC **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 30/03/2022

Como na Europa

   É carésima a manutenção dos trocentos castelos na Europa. E uma das alternativas é permitir seu uso temporário, como agora decide fazer a UFSC com suas três fortalezas no entorno da Ilha de SC. Abriu inscrições de interessados que nelas queiram fazer ensaios fotográficos, casamentos, jantares e outros eventos de curta duração. O contribuinte agradece.

 

Merecem o Oscar

  Sem nomes, porque seria discriminar alguns, mas vários dos pré-candidatos candidatos a governador e senador em SC estão abusando da inteligência do eleitor ao dizer uma coisa pela manhã e outra à tarde. Uns merecem o Oscar pela encenação. Ainda bem que no primeiro minuto de domingo – já que no sábado à meia noite se encerra o prazo para troca de partido e para novas filiações – fecham-se as cortinas deste espetáculo de hipocrisia, traição e “vendas”, para começar outro, o da oficialização das candidaturas e as eleições.

 

Candidato

   Junto com o governador João Dória, que quer concorrer à Presidência da República, quem está deixando o cargo de secretário de Turismo do Estado de São Paulo é o catarinense Vinicius Lummertz da Silva. É pré-candidato a governador de SC pelo PSDB.

 

Regime de trabalho

   O Judiciário catarinense vai fazer uma pesquisa acerca dos regimes de trabalho em todas as suas unidades. Atualmente tem 1.130 de seus servidores  em trabalho não presencial, dos quais 398 no regime de teletrabalho e 732 no de home office. Uma pesquisa de satisfação feita no ano passado indicou que 79,57% dos respondentes têm preferência por alguma das modalidades de trabalho não presencial em um cenário de “normalidade” (pós-pandemia).

 

Linguagem

   Um dos textos comentados em rede social sobre Pirata, um cão que vestiu beca e participou de cerimônia de formatura, ao lado de colegas dos cursos de Biomedicina, Direito, Medicina Veterinária e Psicologia da Unisociesc, dia 4 passado, em Blumenau: “Gentem, foi assim que ganhei um lar, vários tios e tias, mamains e papais, aumiguinhos e toda atenção do mundo!”. Sem comentários.

 

Pressão que funciona

   Boa parte da administração pública funciona sob pressão. Por isso que, finalmente, a Polícia Civil de SC terá em sua estrutura uma delegacia voltada para a defesa dos direitos das mulheres. A Delegacia de Proteção dos Direitos das Mulheres (DPDM) será vinculada à Delegacia Especial de Investigações Criminais (DEIC), que tem abrangência de atuação estadual. No mesmo decreto do governador Carlos Moisés há outras medidas inéditas: a criação das Delegacias de Repressão ao Racismo e Delitos de Intolerância (DRRDI) e de  Capturas (Decap) e do Laboratório Cibernético (Ciber-LAB).

 

Janela partidária

  A janela partidária, que permite a deputados federais, estaduais e senadores mudar de partido, expõe uma imensa hipocrisia: leilão à parte, as legendas existem porque a lei exige, sem se importar com seus ideários.  O que interessa,  e muito, são os bilhões do Fundo Partidário. Mas o que o eleitor que pensa e se questiona é que, diante disso, não se ouve falar de iniciativas políticas que podem mudar um pouco tal deprimente quadro, como a possibilidade de candidaturas avulsas, independentes de partidos. 

 

Ranking do futebol

   A Folha de S. Paulo publicou domingo seu novo ranking do futebol brasileiro, feito com base nas conquistas dos clubes ao longo das décadas até o ano passado. O Flamengo se mantem em 1º, seguido por Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos. De SC estão Figueirense (24º), Criciúma (26º) e Chapecoense (27º). A surpresa é a ausência do Avai entre os 35 melhor ranqueados.

 

Sem compensação

    Sempre haverá um promotor público, um ecologista de bar e passeata ou um fiscal de qualquer coisa para apontar e punir o suposto vilão, não raro humildes lavradores buscando ampliar suas reduzidas fronteiras agrícolas, se derrubarem uma árvore ou queimarem umas folhas sem as devidas e abusivas licenças. Mas nada se faz quanto a aplicação, na prática, de lei estadual de 2009, que prevê a compensação financeira aos agricultores que preservam o meio ambiente.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?