Com voos diretos e agilidade, Floripa lidera em carga aérea
Modernização, novas rotas e eficiência colocam o Floripa Airport Cargo entre os aeroportos que mais crescem em movimentação internacional

O Terminal de Cargas Áreas Internacionais do Aeroporto de Florianópolis registrou crescimento de 44% na tonelagem de cargas movimentadas entre janeiro e junho de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. O excelente desempenho colocou o Floripa Airport Cargo na terceira posição do ranking dos terminais de cargas aéreas que mais cresceram na América Latina e o primeiro do Brasil. O levantamento foi divulgado pela consultoria Rotate, especializada em dados e estratégias para a setor de cargas aéreas.
Terminais de cargas com maior crescimento na América Latina
1º San Pedro Sula – Honduras
2º Silvio Pettirossi – Paraguai
3º AEROPORTO INTERNACIONAL DE FLORIANÓPOLIS – Brasil
4º Aeroporto do Galeão (RJ) – Brasil
5º Kingston – Jamaica
Um dos fatores que levou ao aumento no volume de cargas foi o crescimento na carteira de clientes. Nos primeiros seis meses deste ano, o número de empresas que utilizaram o terminal da capital de Santa Catarina foi 42% maior do que no primeiro semestre de 2024. Os importadores se beneficiam das rotas regulares para os principais hubs logísticos dos EUA e Europa, além da infraestrutura moderna com possibilidade de receber e armazenar mercadorias que necessitam de temperatura controlada. Com 80% das cargas liberadas em menos de 24h, a eficiência operacional também atrai as empresas.
A inauguração de um novo terminal de cargas, a ampliação das operações das companhias aéreas, como a Latam Cargo que passou a operar a rota para Europa há pouco mais de um ano, a chegada da TAP Air Portugal em setembro de 2024 e o crescimento do volume movimentado nos últimos meses pelo voo para o Panamá, operado pela Copa Airlines, também contribuem para o crescimento.
Atualmente, duas companhias aéreas cargueiras atuam no Floripa Airport Cargo – Latam Cargo e Avianca Cargo – elas operam 5 voos por semana, ligando Santa Catarina a Miami, na América do Norte e a Bruxelas e Frankfurt, na Europa. No primeiro semestre de 2025 as duas cias juntas registram aumento de 32% no número de embarques no terminal catarinense.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
