Coluna Urbano Salles - 2ª quinzena de julho
Mais perto do mar
Maria Helena Kersten Carvalho, uma das moradoras mais emblemáticas da Rua São Jorge, está se preparando para se mudar. Vai para um apartamento junto ao Largo São Sebastião num prédio construído pela Emedaux nos anos 1970, no início do boom imobiliário na Avenida Beira-Mar. O apartamento está sendo todo repaginado pela decoradora Cláudia Couto. A reforma estará pronta no máximo em dois meses.
Guardado para ela
Junto com Adriano de Brito e Marcos Willerding, a diretora Carmen Fossari, do Grupo Pesquisa Teatro Novo, anuncia para agosto a estreia de "Alguém Sabe Quem é Quem", peça inédita do escritor e ilustrador catarinense radicado em São Paulo Sérgio Meurer. O tema são os imigrantes no Brasil. O autor deixou o texto reservado para Carmen durante três anos, tempo durante o qual a diretora fez doutorado e montou duas temporadas da aclamada "Luz em Einstein".
Sacode a poeira
A Império Vermelho e Branco, do Pantanal, vai voltar à Passarela Nego Quirido em 2020. No último Carnaval, a escola desistiu de participar faltando poucos dias para o desfile do grupo de acesso alegando problemas financeiros gerados por uma ação trabalhista. Para o ano que vem, a agremiação traz novamente o enredo "Pérolas Negras, Guerreiras Mulheres".
Bruxo da Ilha
A boemia ganha cada vez mais espaço na região leste do centro histórico de Florianópolis. Uma das novidades é a abertura de um bar na Tiradentes cujo nome homenageia Franklin Cascaes. A casa exibe fotos do artista, folclorista e pesquisador clicadas por Sérgio Vignes.
Adrenalina na Serra
Recém-disputado no interior da Bahia e Tocantins, o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country volta a Santa Catarina aproveitando as belezas de São Joaquim e região na estação mais fria do ano. A segunda edição da prova, batizada de "Caminhos da Neve", será entre os próximos dias 5 e 7. O atual líder do campeonato é o piloto paranaense Daltro Maronezi.
SC representada
O advogado Alberto Lunardelli Caldeira, que atualmente é assessor da Presidência da Funai, em Brasília, foi um dos 30 participantes indicados pelo Ministro da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva, para a primeira edição do Curso de Análise de Crises Internacionais promovido pela Escola Superior de Guerra. Lunardelli, de 32 anos, foi o único catarinense e um dos mais jovens do grupo, formado por oficiais superiores das Forças Armadas e civis com funções de liderança junto a órgãos da administração pública federal, entre eles o delegado Márcio Anselmo, que desencadeou, a partir de Curitiba, a Operação Lava Jato. Filho de Alberto Caldeira, um dos funcionários mais antigos ainda em atividade da Justiça do Trabalho de Santa Catarina, ele é neto de outros dois catarinenses de saudosa memória: o livreiro Odilon Lunardelli e o ex-secretário de Estado da Fazenda e Grão Mestre da Grande Loja de Santa Catarina José Abelardo Lunardelli.
Fora do ar
Por causa do fim do SBT Notícias, a catarinense Analice Nicolau acabou sendo demitida pela segunda vez. Ela já havia perdido o emprego na emissora em 2013 após uma licença médica, mas o patrão Silvio Santos lhe deu uma nova chance.
Tum, tum, tum...
Pablo Souza retornou para Florianópolis depois de uma temporada de férias na Europa - e já retomou a habitual maratona de consultas. Aos 30 anos, o jovem médico já é apontado como um dos destaques da nova geração de cardiologistas de Santa Catarina.
Testando antes
Está prevista para terminar ainda em junho a obra do novo aeroporto. A inauguração, porém, só será dia 1º de outubro. Até lá, os administradores farão testes de todos os processos planejados para a nova estrutura.
Delícia de inverno
O Sítio Pedras Rollantes, em Alfredo Wagner, abre seus portões pelo quinto ano consecutivo para que os visitantes participem do Colhe e Paga de Clemenules, que começou dia 15 e deve se estender até o final de julho. A programação segue um roteiro que alia o prazer de degustar “A Rainha das Tangerinas” com informações e aprendizados que os proprietários compartilham com quem chega no Sítio.
Cordas afinadas
Considerado "a cara do novo violão brasileiro" pela revista Violão Mais, o músico florianopolitano Felipe Coelho está lançando seu sexto CD, “Suíte Linguagens”, obra para violão e orquestra de cordas. O concerto de estreia, no CIC, foi em grande estilo, na companhia ilustre, em tom de homenagem, da Camerata Florianópolis. Coelho e a orquestra regida por Jeferson Della Rocca já haviam subido ao mesmo palco em 2015 no espetáculo "Do Choro ao Flamenco".
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?