00:00
21° | Nublado

Coluna Raul Sartori – 1ª quinzena de junho/2018

(Foto: PRF/Divulgação)

Publicado em 06/06/2018

A diferença

A recente crise de abastecimento nos combustíveis expôs a posição de pelo menos 13 governadores que avisaram que nem pensam em abrir mão das altíssimas alíquotas de ICMS sobre gasolina e diesel. Empurram a bucha para o Governo Federal. O governador de SC, Pinho Moreira, diz que o Estado tem as menores alíquotas do Brasil. Mas perguntar não ofende: se é assim não deveria existir uma boa diferença no preço do combustível por aqui em relação a outros Estados?

Classificação indicativa

Vem barulho por aí. Passou, até de forma surpreendentemente silenciosa, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, um projeto de lei que introduz a classificação indicativa em exposições, amostras, exibições de arte e eventos culturais em SC. Salvo melhor juízo, é meio caminho para a censura e a arbitrariedade na arte e na cultura. Xô. 

Estranho Mercosul

Vinte e sete anos após sua criação, a integração entre países do Mercosul é uma quase fantasia. Nem ações mais simples se concretizam, como inserir nas matrizes curriculares do ensino público fundamental e médio o espanhol em SC e o português na província vizinha argentina de Misiones, por exemplo. Há dias, em reunião do Grupo Parlamentar Argentina-Brasil, no Congresso Nacional, o embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, subsecretário de América Latina e Caribe do Itamaraty, contou que em SC está se tentando uma ação conjunta com Misiones para o trânsito de ambulâncias. Entretanto, não se chega a um acordo pela questão do seguro.

Dupla utilidade

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), inaugurado há poucos dias em Florianópolis, foi onde o governo estadual montou seu quartel-general para monitorar e agir diante da greve dos caminhoneiros. De forma muito competente, sem estrelismos e com extremo profissionalismo, é preciso reconhecer, evitou um desastre.

Xô, corrupção

O Tribunal Regional Eleitoral de SC está desenvolvendo uma campanha de combate à corrupção, que será lançada dia 18 deste mês. A OAB-SC e a Polícia Federal se prontificaram a dar apoio na divulgação. Iniciativas que são sempre benvindas. A corrupção, hoje, é nosso maior mal.

Humilhação

A torcida do Atlético Mineiro e boa parte da crônica esportiva mineira demonstraram não aceitar a eliminação do time pela Chapecoense, em Chapecó, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. De todas as reações, nas ruas, redes sociais e até pichações na sala de troféus do clube, em Belo Horizonte, ficou demonstrado que aceitariam a derrota para qualquer um dos grandes do futebol brasileiro, mas para um “time pequeno” como o da Chapecoense, jamais!

Desencanto

Boa parte do Judiciário catarinense não esconde a decepção. A Câmara Regional Especial de Chapecó, órgão descentralizado do TJ-SC e única experiência de descentralização da Justiça estadual no país, encerrará atividades, por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que fez uma análise de sua produtividade. A OAB-SC está movendo mundos e fundos para tentar reverter a decisão.

Estrela

Florianopolitana do Estreito, onde moram parentes, a atriz Neusa Borges, que é um doce de pessoa e que já passou por uns perrengues em sua vida de 77 anos, está exultante, depois de quase três anos sem nenhum convite para trabalhar. “Pensei que já tinham me enterrado”, afirmou a um site ao confirmar que atuará na terceira temporada do sitcom Xilindró, que estreará no canal Multishow, em julho.

Caixa preta

Tem tudo para azedar de vez o relacionamento entre o MDB e o PSD estadual e, junto com ele, o já frágil armistício entre seus principais caciques. O governador Pinho Moreira disse a prefeitos e deputados da região Sul, que por estes dias vai abrir as contas do Estado até o momento em que recebeu o mandato de Raimundo Colombo. Não falou em caixa-preta, mas sinalizou que é algo do tipo. E pelo jeito, faltarão extintores nesse incêndio que, tudo indica, terá grandes proporções.  

Presídio federal

Ao contrário de vários municípios de SC, como Tijucas, Imaruí e São José, que criaram e criam todo tipo de dificuldades para a instalação de presídios nos seus territórios, o governo estadual sinalizou positivamente à instalação, em SC, de um presídio federal de segurança máxima, com capacidade para 150 presos.

Utilidade

Depois de tantas e inúteis leis obrigando a inclusão de todo tipo de conteúdo nos currículos do ensino fundamental e médio, finalmente aparece uma, útil e providencial, publicada semana passada no Diário Oficial da União. É a federal de número 13.666/2018, que inclui educação alimentar e nutricional nas disciplinas de ciências e biologia, respectivamente. E falta educação financeira no conteúdo de matemática.

Ironia

Segundo levantamento do Ministério do Turismo, 88,3% dos visitantes estrangeiros que estiveram no Brasil em 2017 avaliam que a viagem superou ou atendeu as expectativas. Entre as melhorias de avaliação está a dos aeroportos, de 89,9% para 92%. Ironicamente, o terminal aéreo de pior avaliação foi o Hercílio Luz, de Florianópolis, por onde decola e aterrissa, a toda hora, o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz. Mas os suíços que ganharam a concessão prometem tirá-lo de tão humilhante posição. No mesmo levantamento, o Rio foi a cidade mais visitada entre os que procuraram lazer (27%), e Florianópolis (20%) em segundo lugar.

Imposto sindical

O Tribunal Regional do Trabalho de SC indeferiu sete recursos de sindicatos que exigiam, por meio de liminares contra empresas, o desconto obrigatório da contribuição sindical dos trabalhadores. O espanto disso está no fato de a reforma trabalhista recente ter determinado o fim da obrigatoriedade daquela contribuição, correspondente ao desconto anual de um dia do salário dos empregados.

Sapatilhas cruzadas

As sapatilhas em SC não estão acertando o passo. Enquanto no governo estadual se faz corpo mole a um projeto para implantação do curso de graduação em Dança na Universidade do Estado (Udesc), em Florianópolis, foi autorizado um curso técnico em dança em Joinville, que já tem a Escola do Balé Bolshoi.

Mandando do além

Aquele passarinho tão confidente e informante não acertou o palpite desta vez.  Quando governador, Raimundo Colombo queria mesmo acabar com as então já caras e ineficientes secretarias de desenvolvimento regional, depois agências. Não o fez em respeito ao seu criador e antecessor, Luiz Henrique da Silveira. Pinho Moreira, fez o mesmo, em reverência póstuma. Para resumir: mesmo do além, Luiz Henrique da Silveira paira na cabeça e na ponta das canetas de quem tem que decidir em SC.

Eleitor do futuro

Elogiável o que vem fazendo o Tribunal Regional Eleitoral de SC que por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral já passou por 11 escolas  catarinenses para apresentar a campanha "O voto é meu - Meu futuro, minha escolha". Nelas, juízes eleitorais e servidores disseminam o projeto com palestras, bate-papos, debates e simulações de eleição com uso da urna eletrônica. Além de uma formação abrangente, para além do voto dos futuros eleitores catarinenses, a ação incentiva reflexões a respeito da cidadania.

Sumiço

Laguna sediou um seminário sobre segurança de acervos históricos. Museólogos, pesquisadores, políticos e população só tinham atenções e comparações, durante o evento, para o caso do sumiço, em agosto de 2016, do sino do Museu Anita Garibaldi. Localizado no alto de uma escada, a peça teria sido fundida no século 17. Nunca se soube de seu paradeiro.

Dedo na ferida

Em entrevista ao UOL o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi direto ao ponto. Bravo, disse que vive na mesma casa há anos, que ganha cerca de R$ 5 mil de aposentadoria do INSS e que por isso pode dizer: “Quem enrica na política é ladrão”. “É ladrão”, repetiu. A propósito, várias famílias de SC ficaram milionárias após entrar na política. Mas há honrosas exceções, como a Ramos, de origens lageanas. É um raro exemplo a nos mostrar que a honestidade já foi, com aquele grupo familiar, uma virtude maior na nossa política partidária.

Quem sabe

 “Fazer” cultura em SC é desafio para poucos.  O governo estadual demorou oito anos para aprovar a lei de incentivo à cultura, mas falta regulamentar. Pelo jeito, vai demorar anos.

Defesa Civil

Na inauguração, em Florianópolis, do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) divulgou-se um dado que orgulha o catarinense: dos 295 municípios, apenas cinco não tem coordenação municipal de defesa civil. Mas estão com processo de criação e instalação em andamento.

Panos quentes

O arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, dom Orlando Brandes, que quando bispo de Joinville mantinha prudente distância da política, reforçou pedido de desculpas públicas após o padre João Batista de Almeida, reitor do santuário, celebrar missa em que pediu a libertação de Lula. O padre foi muito xingado nas redes sociais e taxado de comunista.

Farra

É assustador. O Ministério Público de SC criou um projeto que já permitiu analisar 1.451 leis de 98 municípios onde se detectou que em 29,5% delas há indicativos de inconstitucionalidade. Já estão tramitando na Justiça 97 ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs). O estarrecedor: as normas inconstitucionais criaram mais de 8 mil cargos nos poderes Executivo ou Legislativo dos municípios analisados.

Vidas abreviadas

SC é um dos estados beneficiados com recursos do Governo Federal para ações de prevenção ao suicídio.  Pudera. Entre 2010 e 2016 foram registrados 3867 óbitos com aquela característica no Estado. A maioria na faixa etária entre 40 a 59 anos e incidência maior nas regiões do Alto Uruguai e o Extremo Oeste.

Sangria

O deputado estadual petista Dirceu Dresch interpreta um sentimento de milhões de catarinenses do interior revoltados com a forma como vem sendo conduzido o processo de recuperação da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Desde 1990 já foram realizados 20 contratos entre o governo do Estado e as empresas responsáveis pelas obras da estrutura, que já levaram cerca de R$ 600 milhões. Sua finalização ainda dependerá de novos aditivos.

Turismo religioso

O turismo religioso movimenta anualmente mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil este volume é de 17,7 milhões de viajantes, segundo dados do Ministério do Turismo (2016). Neste mercado, um dos destaques no país é Nova Trento, como aponta  relatório produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC: a cidade, terra de Santa Paulina, recebe cerca de 840 mil visitantes por ano.

Limitações

Desola saber que mesmo havendo uma lei federal, pessoas não toleram cães-guia nos veículos de transporte coletivo em SC, por ignorância, falta de informação e intolerância mesmo. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência está pedindo  posicionamento do Departamento de Transportes e Terminais (Deter-SC) sobre isso, diante de vários casos em que cães-guia e seus donos (cegos, em sua quase totalidade) tiveram que desembarcar dos ônibus. Em táxis está mais fácil.

Anotações

O ex-governador Raimundo Colombo , pré-candidato ao Senado, agora não deixa de visitar qualquer cidade ou região que não tenha anotado tudo o que fez enquanto esteve no comando do Executivo. Sabe, que a memória da maioria é curta. E como!

Beleza natural

A linda atriz catarinense Bruna Linzmeyer, que tem sido assunto constante por namorar uma mulher, é agora assunto de mais uma polêmica.  Em ensaio fotográfico publicado no Instagram ela mostra pelos pubianos e nas axilas. Dividiu opiniões.  Muitos elogiaram sua  beleza, enquanto outros a criticaram por ser adepta da beleza natural, digamos assim.

Caju “suíço”

Conta o blogueiro Ancelmo Goes que o ex-craque Paulo Cézar Caju, que mora na Ilha de SC, não é só crítico ferrenho do técnico da Seleção, Tite, como tem dito que na estreia do Brasil,  dia 17,  na Copa da Rússia, contra a Suíça, vai assistir o jogo pela TV, vestindo a camisa do país que inventou o canivete de várias utilidades.

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?