Colaboração internacional traz obra de arte para Floripa
Dentre as centenas de atividades, o evento promoveu uma colaboração cultural entre cidades de Florianópolis e de Roanoke, nos Estados Unidos
A 1ª edição o Encontro Floripa Amanhã, realizada nos dias 13 a 15 de dezembro, colocou em pauta temas essenciais para o futuro da capital catarinense e, é claro, a cultura não poderia ficar de fora. Seu papel, para o desenvolvimento das cidades e para a construção de comunidades mais vibrantes e sustentáveis, foi um dos pilares do evento, como, por exemplo, a participação do artista catarinense Thiago Valdi e do norte-americano Jon Murill.
Em conjunto, os artistas criaram uma obra de arte, desenvolvida em tempo real, e que ficará de legado para o Jardim Botânico de Florianópolis, no bairro Itacorubi. “A pintura destaca a leitura que o Jon teve da sustentabilidade e na natureza que a gente tem no Brasil. Ele usou flores da nossa flora, mas que também representam um pedacinho de outros biomas do mundo”, explica Thiago Valdi. A colaboração entre Valdi e Murill simboliza a amizade e a cooperação cultural entre Brasil e Estados Unidos, reforçando os laços que unem as duas cidades e que, há 30 anos, possuem uma relação de cidades-irmãs.
Jon Murill expressou sua satisfação com a parceria: “Minha cidade de Roanoke, na Virgínia, tem muito orgulho de seu relacionamento com Florianópolis. Como duas ‘cidades-irmãs’, celebraremos 30 anos de nossa parceria no próximo ano. Meu papel como artista e embaixador das artes é vivenciar a cultura única que você tem aqui em Florianópolis. Esta experiência tem sido incrível para mim e agora tenho o prazer de partilhar muitas das histórias e ideias com as pessoas da minha cidade quando regressar. A paixão pelas artes aqui é fantástica e acredito que minha cidade pode aprender muitas coisas e maneiras de crescer usando Floripa como exemplo”, destaca Jon.
Thiago Valdi também destacou a importância do intercâmbio cultural: “Essa conexão fortalece as relações das cidades quando o assunto é arte pública, aquela que revitaliza espaços públicos, gera mais atrativos para as cidades e, com isso, atrae mais visitantes, fomentando toda a economia. É um ciclo virtuoso das cidades abraçarem a arte urbana, pois assim como Floripa abraçou o skate como uma forma de trazer uma qualidade de vida para os jovens e tornou-se um case de sucesso. A arte urbana também tem o mesmo potencial e Floripa já mostrou que tem isso, com os grandes painéis que a gente já vem construindo.”
Além da conclusão da obra instalada no Jardim Botânico e do talk apresentado dentro da programação do Floripa Amanhã, o norte-americano foi recebido, na segunda-feira (16), pelo prefeito de Florianópolis Topázio Neto e entregou uma carta de colaboração entre as cidades. Para 2025, a cidade de Roanoke tem a intenção de levar cinco artistas da Ilha para fortalecer ainda mais este intercâmbio.
“O Floripa Amanhã proporcionou essa incrível ação colaborativa, deixando um legado significativo no Jardim Botânico e para a cidade. Nossa missão é criar um espaço onde a arte e a cultura possam florescer, conectando artistas locais e internacionais e enriquecendo nossa comunidade”, celebra João Pellegrini, curador do evento.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI