00:00
21° | Nublado

Cidade alfa
Esta coluna é dedicada a compartilhar relatos e dicas de viagem dadas por estudantes de diferentes idades que estão no momento vivendo experiências de estudo no exterior

Com o rio Chicago ao fundo, passeio tradicional da cidade (Foto: Arquivo pessoal)

Publicado em 24/06/2019

A possibilidade de conhecer uma cidade global conhecida como importante polo econômico e político, além do forte capital cultural e humano, levou o securitário Everson Carvalho a apostar em Chicago como seu destino para um intercâmbio de 4 semanas. Everson esperou os filhos crescerem para poder realizar seu projeto pessoal: queria aprimorar o inglês em uma cidade que o permitisse ter uma vivência multicultural em uma escola qualificada. A Kaplan preencheu sua demanda: organizada, com ótimas instalações e metodologia eficaz. De quebra, estudou com árabes, coreanos, japoneses, espanhóis e colombianos, trazendo o mundo pra perto de si.

Chicago tem quase 3 milhões de habitantes e Everson aproveitou o contraturno das aulas para circular pela cidade. Apesar de ter se instalado em um bairro bacana, com transporte público eficiente e acesso fácil ao metrô, ele optou por caminhar muito para conhecer pontos turísticos: “recomendo o Observatório 360 Chicago, a Roda Centenária do Pier, o Lago Michigan e atrações culturais como o Teatro Chicago”, conta ele, que também aproveitou pra assistir a um jogo do Chicago Bulls, experiência imperdível para os fãs de basquete.

A vivência com a família que o hospedou foi um ponto alto do programa: “tive o conforto de um hotel e a liberdade de uma casa”, comenta. Sua anfitriã, uma terapeuta com vocação artística e frequentadora de espaços culturais na cidade, deu várias dicas sobre o bairro histórico Oak Park, no subúrbio de Chicago, berço do celebrado arquiteto Frank Lloyd Wright e do escritor Ernest Hemingway. A vizinhança é acolhedora, repleta de árvores, lojinhas e restaurantes, o que proporciona uma atmosfera familiar no meio da cidade grande. 

A escola fica localizada em um ponto central, na Magnificent Mile, famosa avenida comercial de Chicago, e próxima ao Tribune Tower, arranha-céu neo gótico da década de 1920. A partir dali, é possível usufruir da multiculturalidade local, através da rica gastronomia e dos mais diversos estilos musicais. Vale a pena visitar as pinturas murais feitas por mexicanos-americanos, em Pilsen, e frequentar os bares da região em busca de boa música, na cidade que não para. Chicago é uma festa! 

Por Marisa Naspolini com a colaboração de Everson dos Santos Carvalho 

Serviço: Marisa Naspolini é especialista em educação internacional e dirige a Experimento Intercâmbio Cultural em Florianópolis. Everson, 52 anos, é securitário em Florianópolis e estudou na Escola Kaplan de Chicago durante 4 semanas. Siga-nos em @experimento.floripa