00:00
21° | Nublado

Chuvas: em vários pontos o trabalho de recuperação já começou
Equipes contratadas começaram cedo na manhã deste sábado, 18/01

Serviços de mapeamento, recuperação do pavimento, raspagem de vias e remoção de resíduos volumosos começaram no dia seguinte às chuvas. Neste sábado várias ruas já estavam sendo recuperadas, como a Estrada Geral do João Paulo. (foto: Hermann Neto/Imagem da Ilha).

Publicado em 18/01/2025

A Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade mobilizou 185 trabalhadores operacionais e 15 engenheiros neste sábado (18) para recuperar a cidade dos efeitos da chuvarada de quinta e sexta. “Foi uma chuva histórica, mais de 300 milímetros em poucas horas, que danificou várias estruturas urbanas, não só de pavimentação, mas também de drenagem. O que é possível recuperar já começou a ser feito, com equipes em campo, tanto limpeza como manutenção e também de engenharia”, aponta o secretário Rafael Hahne. 

Foram mobilizadas várias equipes de limpeza e recuperação da pavimentação na região central, principalmente em corredores de ônibus, no João Paulo, Santo Antônio e Sambaqui, além das equipes descentralizadas do Norte, Leste e Sul da Ilha de SC.

 

No início da semana um decreto de emergência será apresentado ao governo federal, preparando a captação de recursos para obras de maior vulto, como no Caminho dos Açores (acima), onde a pista cedeu com a força das águas. (foto: Hermann Neto/ Imagem da Ilha). 

 

Segundo Hahne, esses eventos extremos demonstram a necessidade de continuar investindo em obras de drenagem na Capital. “Nenhuma via foi pavimentada sem a respectiva drenagem nos últimos dois anos”, garante ele. 

Com essa nova demonstração da força da natureza - com maior volume de chuva em menor tempo desde a enchente de 1995 - , já foi possível perceber a diferença de impacto em ruas com sistema de drenagem adequado. “Estamos fazendo esse trabalho, primeiro de recuperação, mas também é uma oportunidade para avançar nas obras estruturantes de macrodrenagem para toda cidade.”

Para isso, 15 engenheiros da prefeitura estão trabalhando desde quinta-feira, ainda durante a situação de emergência, para mapear os danos e os custos dos estragos. 

Veja abaixo o Boletim Consolidado da PMF sobre as atividades emergenciais ocorridas até hoje, às 18 h  

PERÍODO: 16/01/2025 ATÉ 18/01/2025 – 17:49h 
 
- MÉDIA CLIMATOLÓGICA DE CHUVA/JANEIRO :241mm
- ACUMULADO 12 HRS: 0,2 mm
- ACUMULADO 24 HRS: 0,2 mm
- ACUMULADO 48 HRS: 187 mm
- LIMIAR DE SEGURANÇA 24H: 120 mm
- REGIÃO MAIOR PRECIPITAÇÃO: CENTRO E NORTE DA ILHA
- OCORRÊNCIAS: 306
- DESLIZAMENTOS: 93
- DANOS EM VIA PÚBLICA: 72
- QUEDA MURO: 57
- DESABAMENTOS: 05 (MACIÇO)
- ALAGAMENTOS: 41
- ÁRVORES: 15 (CENTRO, NORTE DA ILHA)
- OUTROS: 23
- INTERDIÇÕES: 25 (MORADIAS)
- VÍTIMAS: 02 FERIDOS
- DESABRIGADOS: 05
- DESALOJADOS: 97
- SERVIÇOS ESSENCIAIS INTERROMPIDOS (Energia): 1418 Fonte: Celesc
- TRANSPORTE PÚBLICO: 14 LINHAS COM DESVIOS (Fonte: Mobilidade)
- BLOQUEIO DE VIAS (PARCIAL): 04 VIAS.
- RECUPERAÇÃO DE VIAS: 43 LIMPEZAS OU REPAROS
 
 Retorno a situação de normalidade
 
Segundo o  Secretário de Comunicação da PMF, Bruno Oliveira, o número de desabrigados e desalojados no boletim é o total, mas não necessariamente ainda estão. No momento, a Prefeitura informa que está sem desabrigados.

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI