CASAN recua e atende demanda de moradores
Como resultado do diálogo aberto na última semana, a partir de um grupo de trabalho que contou com a participação de moradores da Servidão Manoel Luiz Duarte, a CASAN anunciou na manhã dessa segunda-feira, 15, a revisão do Edital lançado para fins de indenização dos danos causados com o deslizamento da lagoa de evapoinfiltração ocorrido na madrugada do dia 25 de janeiro. A reunião de hoje entre empresa e moradores foi realizada na própria Servidão, na Lagoa da Conceição, e contou com a presença de sete vereadores.
A Cláusula de Quitação Geral foi alterada para contemplar exclusivamente a quitação de danos materiais, e as formas de comprovação dos bens e de lucros cessantes foram ampliadas pela empresa. Os proprietários que optarem por perícia externa para avaliar o imóvel terão essa despesa reembolsada.
A Companhia pagará, em cota única, um Salário Mínimo Regional (R$ 1.467,00) a cada adulto atingido, meio salário (R$ 733,50) por adolescente e ¼ (R$ 366,75) por criança. A verba se destina a ressarcimento de despesas de primeira necessidade, como transporte, combustíveis, roupas, remédios, alimentação e outras. Esses valores não serão descontados da indenização final.
A CASAN manteve aos moradores a garantia de um Adiantamento Emergencial de até R$ 10 mil, com o objetivo de facilitar o retorno dos atingidos às casas e começar a retomar a rotina, enquanto a avaliação dos prejuízos é levantada para posterior pagamento integral.
Centro de operações
A conciliação foi facilitada pela intermediação da Câmara de Vereadores, que colaborou na formalização de uma Comissão de Moradores, demanda que a Companhia entendia fundamental para legitimar os representantes e dar fluidez à apresentação das reivindicações.
Uma série de ações já vem sendo adotadas pela CASAN desde o dia do acidente, como acolhimento de moradores em hotéis e pousadas, assistência social, médica e psicológica a partir de um Centro de Operações instalado na Servidão. Cães, gatos e patos também vêm sendo alojados ou recebendo tratamento veterinário, quando necessário. A Companhia arcará com até 30 dias de aluguel para inquilinos que precisam de uma nova moradia.
Novo cenário
A CASAN destaca ainda que três semanas depois do acidente, o cenário na Servidão Manoel Luiz Duarte é bem diferente, praticamente limpo e sem lama. Diz que os imóveis receberam faxinas completas, e pátios, gramados e piscinas foram recuperados. E ressalta ainda que o Serviço de Vigilância 24h permanece na Servidão para dar tranquilidade a proprietários e inquilinos.
Com apoio do Governo do Estado, a CASAN viabilizará testes de Covid-19 em todos os moradores e continuará prestando atendimento médico, psicológico e veterinário.
Da redação
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