00:00
21° | Nublado

Bairro está infestado pelo mosquito da dengue

A população de Florianópolis precisa reservar cerca de 10 minutos por semana para eliminar ou alterar (furar, vedar, telar, emborcar) quaisquer depósitos que possam acumular água parada, a fim de evitar a proliferação do mosquito pela capital (Foto: Divulgação/PMF)

Publicado em 28/01/2022

Nesta semana, foi realizado um mutirão contra a dengue na Cachoeira do Bom Jesus, no Norte de Florianópolis. Ao todo, 117 focos do Aedes aegypti, mosquito vetor da doença, foram encontrados pelo Centro de Controle de Zoonoses do município (CCZ).

Dos 117 focos, 77 foram encontrados em residências, com destaque para os depósitos móveis, como pratos, vasos e potes. De acordo com o CCZ, o bairro já é considerado infestado pelo mosquito da dengue. Após a conclusão da ação na Cachoeira do Bom Jesus, os agentes iniciaram um novo mutirão no Córrego Grande. 

A Prefeitura de Florianópolis reforça a importância da população reservar cerca de 10 minutos por semana para eliminar ou alterar (furar, vedar, telar, emborcar) quaisquer depósitos que possam acumular água parada, a fim de evitar a proliferação do mosquito pela capital.

Aplicação de inseticida em Jurerê Internacional nesta terça, 1º


Nesta terça-feira, 1° de fevereiro, será feita a aplicação de inseticida Cielo no bairro Jurerê Internacional, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ação começará a partir das 17h, e pode ser cancelada em caso de chuvas. O produto é recomendado pelo Ministério da Saúde para ações de controle de fêmeas adultas de Aedes Aegypti em regiões infestadas pelo mosquito vetor com casos confirmados de dengue, febre de Chikungunya e/ou febre de Zika vírus.

Na segunda-feira, dia 31 de janeiro, os agentes irão visitar os moradores de residências próximas à aplicação, em um raio de 150m, para avisá-los sobre a ação do dia seguinte. Confira a seguir a lista das ruas onde será feita a aplicação: 

- Rua dos Bagres/Rua das Anchovas, ambos os lados, da esquina da Avenida das Lagostas até a Travessa dos Paratis;

- Avenida das Lagostas, entre Passeio dos Namorados e Rua dos Badejos; 

- Rua dos Badejos, ambos os lados, entre Avenida das Lagostas e Travessa dos Paratis;

- Travessa dos Robalos, ambos os lados, toda a extensão;

- Passagem dos Atuns, ambos os lados, entre a Rua das Garoupas e Passeio dos Namorados;

- Travessa dos Paratis, entre Rua das Anchovas e Rua dos Badejos;

- Rua das Garoupas, apenas um lado, entre Travessa dos Robalos e Passagem dos Atuns.

Cuidados durante a aplicação do inseticida
 
Durante a aplicação do produto, a população deverá manter portas e janelas abertas, e cobrir alimentos, roupas, bebedouros e aquários. Os animais de estimação devem ser mantidos nos fundos do imóvel. A administração municipal reforça ainda que, o inseticida Cielo, tem como alvo somente os insetos adultos que estiverem em voo no momento da pulverização, e que a melhor estratégia de controle de mosquitos segue sendo ações conjuntas que envolvem o auxílio da população. São elas: eliminar ou alterar (vedar, telar, furar...) depósitos e criadouros com acúmulo de água.  

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, por meio do número (48) 3338-9004.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!