00:00
21° | Nublado

Atuação marcante
Obra de 32 metros homenageia a catarinense Maria Antonieta de Barros

Mural fica na lateral do Edifício Atlas, na Rua Tenente Silveira (Foto: Thiago Valdi)

Publicado em 12/09/2019

Depois de Franklin Cascaes e Cruz e Souza, outra grande personalidade catarinense recebeu uma homenagem no centro de Florianópolis. Os artistas Thiago Valdi, Gugie e Tuane Ferreira são os responsáveis pela pintura do rosto de Maria Antonieta de Barros, a primeira mulher negra a ser eleita em mandato popular no Brasil. O local escolhido desta vez é a lateral do Edifício Atlas, localizado no número 200 da Rua Tenente Silveira, no centro da ilha. A obra, que ganhou formas e cores em  32X9 metros, foi inaugurada no dia 18 de agosto.

Valdi destaca que as referências para a composição das obras são locais. “Esse trabalho é o ponto alto da minha visão artística para o feminino. Pensei em homenagear uma mulher e a Antonieta traz toda essa representação, porém, ainda era pouco reconhecida na nossa cultura. Assim como Franklin Cascaes e Cruz e Souza, agora ela se torna uma grande obra de arte”, declara. Ele e Gugie são os responsáveis pela representação do rosto de Maria Antonieta e Tuane Ferreira pela composição dos detalhes da obra usando elementos como a renda de bilro. A união dos três artistas resultou numa obra realista com técnicas de pintura muralista. 

Maria Antonieta de Barros, manezinha da ilha, foi jornalista, professora e escritora, morreu aos 50 anos e passou a maior parte de sua vida engajada em causas voltadas para a educação, cultura e inclusão da mulher na sociedade da época. Antonieta se tornou uma das mulheres catarinenses de atuação mais marcante na história do Estado. “Vemos recentemente o descaso com a sua imagem, seu túmulo está abandonado e o colégio que leva seu nome está caindo aos pedaços. Que essa obra, feita no coração da cidade, sirva de exemplo para as pessoas do poder público para que vejam que a Antonieta está forte como nunca e que nós, sociedade catarinense, estamos ao lado dela”, destaca Valdi.

Em tempo recorde

A obra ficou pronta em doze dias e fez parte da programação da Maratona Cultural e do Floripa Conecta. Os artistas contaram com patrocínio da Engenho Projetos & Construções e os responsáveis pela curadoria são os produtores Marina Tavares e Arturo Valle Junior, que integram o Street Art Tour, e o artista Rodrigo Rizo.  

Da redação