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Contorno Viário: Arteris realiza visita técnica à uma semana da entrega a obra
Jornalistas acompanham avanços das obras e inovações tecnológicas, incluindo futuras melhorias em segurança e iluminação

O contrato para o Contorno Viário da Grande Florianópolis foi assinado em 2008. Em 2012, a Arteris assumiu o projeto, e as obras começaram em 2014. A autorização para a construção em Palhoça foi concedida em 2020, com o início das obras em 2021. (Fotos: Imagem da Ilha)

Publicado em 02/08/2024

Acompanhada por várias equipes de jornalistas, técnicos da Arteris Litoral Sul realizaram na manhã desta sexta-feira (02) uma visita técnica ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. O percurso começou no trevo de interseção com a BR-101 Norte, em Biguaçu, na altura do Km 177 e seguiu até o trevo de interseção com a BR-101 Sul, em Palhoça, nos 50 Km de rodovia. A previsão de entrega da obra é no dia 09/08.

Além de ter arcado com custos de túneis não incluídos no projeto original, a Arteris Litoral Sul gastou mais de 100 milhões em contenções não previstas ao longo do percurso.

 

Durante a visita, os jornalistas tiveram a oportunidade de acompanhar a extensão do Contorno Viário, acompanhados por técnicos da concessionária. Essa visita oferece uma chance de conhecer de perto o andamento das obras e suas implicações para a mobilidade na região.

Além de uma visão detalhada das construções, foi possível conhecer as inovações tecnológicas implementadas, como a fibra ótica já instalada em toda a extensão do contorno. Está prevista uma proposta em contrato a ser negociada para a iluminação de toda a via, garantindo mais segurança e eficiência energética.

São 4 túneis com média de 850 a 950 metros. O custo de cada túnel gira em torno de R$400 milhões e o custo total da obra saiu por R$3.9 bilhões.

 

Outro destaque do projeto é a construção de um posto da Polícia Rodoviária Federal, que não será apenas um ponto de fiscalização, mas incluirá uma base operacional completa. Este reforço na segurança é essencial para a operação da via e para os usuários que a utilizarão.

É importante mencionar que cerca de 3.000 pessoas estiveram  envolvidas na execução desta obra monumental, que inclui a construção de 4 túneis, inicialmente não previstos no projeto original, mas que se mostraram necessários para atender às demandas geográficas e de trânsito da região.

Cesar Sass, diretor superintendente da Arteris na regional Sul fez a apresentação da obra aos jornalistas e abordou assuntos extras como a construção de posto da PRF e  a iluminação das vias.

 

Portanto, a visita técnica não apenas permitiu que os jornalistas observassem o progresso físico da obra, mas também entendessem as complexidades e os desafios superados ao longo do desenvolvimento do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

No interior dos quatro túneis presentes no contorno viário, de 60 em 60 metros há um interfone de socorro, 24 h/7dias.

 

O Jornal Imagem da Ilha esteve no local acompanhando o progresso das obras. Confira

 

 

Da redação

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