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Arteris Litoral Sul faz visita técnica ao Contorno Viário
Jornalistas acompanham avanços das obras e inovações tecnológicas, incluindo futuras melhorias em segurança e iluminação

O contrato para o Contorno Viário da Grande Florianópolis foi assinado em 2008. Em 2012, a Arteris assumiu o projeto, e as obras começaram em 2014. A autorização para a construção em Palhoça foi concedida em 2020, com o início das obras em 2021. (Fotos: Imagem da Ilha)

Publicado em 02/08/2024

A Arteris Litoral Sul realizou na manhã desta sexta-feira (02), uma visita técnica ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. O percurso começou no trevo de interseção com a BR-101 Norte, em Biguaçu, e seguiu até o trevo de interseção com a BR-101 Sul, em Palhoça.

Arteris já gastou mais de 100 milhões em contenções não previstas.

 

Durante a visita, os jornalistas tiveram a oportunidade de acompanhar a extensão do Contorno Viário, acompanhados por técnicos da concessionária. Essa visita oferece uma chance de conhecer de perto o andamento das obras e suas implicações para a mobilidade na região.

Além de uma visão detalhada das construções, foi possível conhecer as inovações tecnológicas implementadas, como a fibra ótica já instalada em toda a extensão do contorno. Está prevista uma proposta em contrato a ser negociada para a iluminação de toda a via, garantindo mais segurança e eficiência energética.

São 4 túneis com média de 850 a 950 metros. O custo de cada túnel gira em torno de R$400 milhões e o custo total da obra sai por R$3.9 bilhões.

 

Outro destaque do projeto é a construção de um posto da Polícia Rodoviária Federal, que não será apenas um ponto de fiscalização, mas incluirá uma base operacional completa. Este reforço na segurança é essencial para a operação da via e para os usuários que a utilizarão.

É importante mencionar que cerca de 3.000 pessoas estão envolvidas na execução desta obra monumental, que inclui a construção de 4 túneis, inicialmente não previstos no projeto original, mas que se mostraram necessários para atender às demandas geográficas e de trânsito da região.

Cesar Sass, diretor superintendente da Arteris na regional Sul.

 

Portanto, a visita técnica não apenas permitiu que os jornalistas observassem o progresso físico da obra, mas também entendessem as complexidades e os desafios superados ao longo do desenvolvimento do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

No interior dos quatro túneis presentes no contorno viário, de 60 em 60 metros há um interfone de socorro, 24 h/7dias.

 

O Jornal Imagem da Ilha esteve no local acompanhando o progresso das obras. Confira

 

 

Da redação

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