00:00
21° | Nublado

Aliados da boa informação
Jornal Imagem da Ilha celebra seus 24 anos totalmente integrado às mídias digitais

O conteúdo online complementa o jornal impresso, levando o melhor conteúdo ao leitor e a comodidade para ele escolher o canal que mais se adapta para se manter informado

Publicado em 24/06/2019

Que as mídias digitais estão ganhando cada vez mais adeptos, não é novidade, mas você sabia que essas ferramentas também podem ser ótimas aliadas para o jornal impresso? É o caso do Jornal Imagem da Ilha, que nos seus 24 anos – celebrados em maio - acompanha as novidades da tecnologia e integra completamente a sua versão impressa ao universo online. Acompanhar as tendências das redes sociais e da internet é fundamental tanto para cativar os leitores tradicionais, quanto para ampliar o público.

Além de proporcionar a leitura das edições na telinha do computador e do celular, é possível ter acesso a mais conteúdos no site (www.imagemdailha.com.br). No blog, por exemplo, você encontra conteúdos que foram destaque em Florianópolis, além de assuntos que envolvem comportamento, saúde, infraestrutura, eventos, entre outros.

A conexão entre a versão impressa e a online acontece, também, por meio do QR Code, que nada mais é que uma espécie de código de barras que pode ser facilmente escaneado por meio de um leitor de QR Codes, instalado nos telefones celulares que possuem câmera. Na versão impressa do Jornal Imagem da Ilha, os QR Codes proporcionam uma amplitude maior e mais completa das matérias e anúncios.

De acordo com o diretor do Jornal, Hermann Byron, com essa integração “é possível dar uma visibilidade maior para o impresso e inserir mais informações online que não foram colocadas na versão impressa, seja por espaço ou pela forma do conteúdo, como o gráfico, por exemplo.” Isto é, essa ferramenta permite que o conteúdo ultrapasse os limites do impresso. Que tal explorar a opção nesta edição?

Presença nas redes sociais

Quanto às redes sociais, o Jornal Imagem da Ilha sabe da importância de estar nos canais em que boa parte do público está se informando atualmente. Por isso, está presente no Instagram (@jornalimagemdailha), no Facebook (/imagemdailha) e no Twitter (/imagemdailha). Os conteúdos do blog são selecionados, customizados para as mídias sociais e se transformam em chamarizes para as matérias do site. O intuito é otimizar o tráfego e despertar o interesse dos leitores para as mais recentes notícias do site e para as edições do impresso.

Hermann Byron, diretor do Imagem da Ilha, avalia que as redes sociais chegaram para ficar e atingem, principalmente, um público mais jovem que requer uma abordagem diferenciada. “Entendemos que para essas mídias, a informação precisa ser escrita de uma maneira curta, seja de rápida leitura, mas que tenha um conteúdo completo”, afirma. 

Um complementa o outro

O Jornal Imagem da Ilha atinge cerca de 18 mil pessoas, considerando dois leitores por exemplar impresso; mais cinco mil pessoas através da newsletter e outras um mil por meio da lista do Whatsapp. Até o fechamento desta edição, são mais de 6,7 mil seguidores no Facebook e 835 no Instagram. Ou seja, são quase 32 mil leitores em todas as plataformas! Por isso, acreditamos que o online não veio para ocupar o espaço do impresso, mas sim para complementar. O objetivo dessa integração toda é poder levar o melhor conteúdo ao leitor e a comodidade para ele escolher o canal que mais se adapta para se manter informado.

Por Bruna Stroisch