00:00
21° | Nublado

Ajuda nos estudos: mais de 30 mil estudantes da rede municipal receberão chips com internet

Prefeito Gean Loureiro recebendo as caixas com os chips de internet móvel da Claro ( Foto: Secretaria Municipal de Educação/Divulgação)

Publicado em 14/01/2021

Os mais de 30 mil estudantes da pré-escola dos níveis G5 e G6 (entre 4 e 5 anos de idade), do ensino fundamental do 1º ao 9º ano, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que fazem parte da rede municipal de ensino de Florianópolis, vão iniciar o ano letivo de 2021 com uma ferramenta a mais de acesso à internet para auxiliar no ensino presencial e à distância. Eles vão receber gratuitamente, chips de internet móvel com 20GB no pacote de dados mensais. Além desses estudantes, todos os profissionais que atuam no ensino e acompanhamento dos alunos vão receber o cartão SIM. O anúncio foi feito pelo Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, em suas redes sociais. 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu o valor de R$: 7.689.600,00 na compra de 36 mil unidades. Além dos chips, esse valor inclui a renovação mensal do pacote de dados de 20GB de internet durante todo o ano letivo, que em Florianópolis inicia em 10 de fevereiro. O formato do início das aulas presenciais ainda deve ser divulgado pela Secretaria de Educação, que prevê um retorno gradativo. 

O chamamento dos pais ou responsáveis e a distribuição dos chips serão feitos pelas próprias unidades de ensino, encarregadas dessa logística. Mesmo nos casos em que dois irmãos fazem parte do grupo que receberá o chip, será entregue uma unidade por estudante da rede municipal de ensino. 

“Essa iniciativa promove de forma inédita, a maior ação de inclusão digital da história de Florianópolis. Levando em conta que a universalização do ensino, bem como a erradicação do analfabetismo, que são parte dos compromissos constitucionais da gestão pública, vale destacar que também é nosso dever, prover os meios necessários para a democratização do acesso ao sistema educacional, em qualquer contexto, inclusive o da pandemia, atualmente”, comentou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Da redação