00:00
21° | Nublado

Acesso ao Sul da Ilha
Trecho que levará ao novo terminal de passageiros do aeroporto da Capital tem inauguração prevista para outubro

Acesso ao Sul da Ilha
Obra teve início em 2013 e enfrentou entraves, principalmente no que diz respeito aos prazos de conclusão e às desapropriações dos trechos que compreendem a via (Crédito: James Tavares/Secom)

Publicado em 14/05/2019

A obra de acesso ao Sul da Ilha é uma das mais aguardadas, não só pela Floripa Airport, empresa que conduz a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, como por aqueles que desejam acessar a região sem grandes transtornos. No entanto, nos últimos meses, a obra, que teve início em 2013, enfrentou entraves, principalmente no que diz respeito aos prazos de conclusão e às desapropriações dos trechos que compreendem a via. 

Em meados de abril, o secretario de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, declarou que a conclusão da obra seria em 30 de outubro de 2019. Entretanto, segundo uma nota emitida pela Floripa Airport no dia 16 de abril, havia um acordo com o governo do Estado para que a inauguração fosse em 1º de outubro. Em nota, a concessionária suíça se disse “surpreendida” e afirmou que era “inaceitável” a conclusão das obras no novo prazo estipulado por Hassler. “A Floripa Airport espera que a estrada, ainda que em pista simples, seja concluída até ‪1º de outubro e que a pista completa fique pronta até o fim do ano, antes do início da alta temporada. A pista simples não é o ideal. É importante lembrar que esta estrada não é apenas um acesso para o aeroporto, é uma alternativa para o Sul da Ilha e por isso a expectativa é de trânsito caótico desde o início”, diz o comunicado. 

Em visita às obras, no dia 17 de abril, o governador Carlos Moisés reforçou a entrega do acesso no mês de outubro – ainda que em pista simples em parte do trecho. Até 09 de maio, conforme o Mapa da Transparência, 74,43% dos trabalhos haviam sido executados, com um investimento de R$ 225,7 milhões.

Desapropriações 

Conflitos com os proprietários dos lotes complicaram o andamento da obra. Os moradores alegam que os valores propostos pelo Deinfra (Departamento de Infraestrutura) nas ações judiciais não estão adequados. A obra de acesso ao Sul da Ilha consiste em seis lotes e as desapropriações estão localizadas nos lotes 1A, 1B e 2A, totalizando 233 áreas. Uma audiência pública foi realizada no dia 26 de abril para tratar sobre os processos de desapropriações. O encontro foi no bairro Carianos e, segundo a Secretaria, contou com a participação de cerca de 250 pessoas da comunidade. 

Na ocasião, o secretario de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler, propôs uma nova negociação com os proprietários dos lotes que foram ajuizados e relatou que a partir do dia 02 de maio, o Deinfra conduziria as ações, chamando cada proprietário interessado em negociar o lote. De acordo com a Secretaria, cada situação está sendo avaliada individualmente e em caso de conciliação entre as partes, o acordo será realizado. As negociações terão como base os valores do laudo da perícia judicial de avaliação dos lotes.

A audiência também contou com a participação de representantes do Ministério Público do Estado (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Câmara de Deputados, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Florianópolis, Câmara de Vereadores de Florianópolis e Associações de Moradores do Bairro Carianos, do Loteamento Santos Dumont e do Morro das Pedras.
Inauguração 

Com relação à entrega da obra, o secretário de Estado de Infraestrutura voltou a afirmar que em outubro será possível acessar o Terminal Aeroportuário pela nova via de acesso ao Sul da Ilha. "Quando o aeroporto começar a operar haverá, sim, acesso pelo novo traçado. Caso não seja possível entregar as quatro pistas, o acesso será feito, inicialmente, em pista simples", garantiu Carlos Hassler. 

Boulevard como opção de lazer 

Além do novo terminal de passageiros do aeroporto, a Floripa Airport anunciou no dia 08 de maio, a construção de um novo empreendimento: o Boulevard 14/32. O projeto prevê uma grande praça de 11 mil quadrados, em frente à entrada do novo terminal. O espaço será uma opção de lazer, com ambientes indoor e áreas abertas para passeios, serviços, gastronomia, compras e entretenimento. O acesso será gratuito e aberto ao público, mesmo que o visitante não seja um passageiro do aeroporto. A ideia é que o Boulevard 14/32 seja inaugurado junto com o novo terminal, em outubro deste ano. O investimento é de R$20 milhões.

Da redação