Aberta para carros: Ponte Hercílio Luz volta a receber veículos de passeio após 38 anos
Após 38 anos, a Ponte Hercílio Luz, principal cartão-postal de Santa Catarina, volta a receber a circulação de veículos particulares. Em fase de teste, o tráfego liberado na manhã desta segunda-feira, 14, vai contribuir para a mobilidade urbana de Florianópolis, ajudando a desafogar o trânsito nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Assim, a estrutura retorna ao cotidiano de catarinenses e visitantes, que poderão atravessar de carro a mais antiga ligação entre o continente e a Ilha.
Por volta das 11h desta segunda-feira, quando o acesso foi liberado, os 821 metros da Ponte Hercílio Luz foram ocupados pelos veículos, cujos motoristas estavam ansiosos aguardando o momento para atravessar a estrutura. Um deles era o comerciante Rene Sell, que passou junto com a sua mãe, Vânia, de 92 anos. “Foi uma experiência muito emocionante passar de carro pela Ponte Hercílio Luz com a minha mãe", disse.
O turista de Minas Gerais Bruno Hnerique também aproveitou a oportunidade. "Já tinha passado pela ponte a pé, mas de carro foi muito divertido. Vale o passeio", destacou.
Os veículos de passeio, carros com dois ou mais ocupantes, poderão passar pela ponte, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. A velocidade permitida para trafegar na estrutura é de 40 km/h. Não será permitido o tráfego de veículos particulares com apenas um passageiro e nem a passagem de motocicletas sobre a estrutura.
Das 19h às 11h o horário será exclusivo para o tráfego de ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também seguem autorizados a circular nos demais horários.
Segundo o Tenente Coronel Cidral, comandante do 4º BPM da Capital, as pessoas que forem flagradas trafegando pela ponte com veículos de passeio, fora dos horários determinados, estarão sujeitas à multas a partir de R$ 130.
A Polícia Militar segue fazendo fiscalizações presenciais e por vídeo monitoramento.
Movimento tranquilo
De acordo com o Tenente Coronel Cidral, a circulação de veículos pela Ponte Hercílio Luz, neste primeiro dia foi tranquila. "Tivemos uma boa circulação no local, com movimento moderado na primeira parte da manhã e mais tranquilo à tarde. As pessoas receberam informações sobre a condição de que o veículo precisa ser compartilhado, ou seja, com dois ou mais passageiros em seu interior, para poderem ter acesso à ponte. Algumas tentaram burlar essa condição, mas foram orientadas no local", conta.
Ele ressalta ainda que a Polícia Militar não presenciou nenhuma ocorrência que tivesse que intervir para uma notificação ou multa. "Todas foram orientadas e desviaram o seu veículo para fora do leito sem maiores intercorrências", diz.
Avaliação da fase de testes
A avaliação da fase de testes será feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), juntamente com a Prefeitura de Florianópolis, Polícia Militar e Guarda Municipal da Capital.
O secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, destacou que é um momento histórico, uma data marcante para o Governo de Santa Catarina e para os catarinenses. “São 38 anos sem veículos particulares trafegando pela ponte. E agora, por um período de testes, vamos permitir que os carros transitem pela velha senhora de 94 anos. Estaremos avaliando tanto os impactos de mobilidade para o acesso a ilha, bem como o trânsito que a liberação vai gerar nas cabeceiras da ponte. E por meio dos órgãos policiais poderemos fazer a intervenção prontamente e os ajustes necessários”, reforçou.
Nos finais de semana, a Ponte Hercílio Luz permanecerá fechada para o tráfego de carros. A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 4º BPM e do 22º BPM, é responsável por fiscalizar o tráfego e a segurança na Ponte Hercílio Luz e seu entorno.A fiscalização também será realizada pela Guarda Municipal de Florianópolis.
Liberação Gradativa
A Ponte Hercílio Luz voltou a receber o tráfego de veículos oficiais, de emergência e de ônibus em janeiro de 2020. As linhas que circulam pela ponte foram liberadas gradativamente, conforme cronograma da Prefeitura de Florianópolis. Em março, foi autorizada a circulação de táxis.
Da redação