00:00
21° | Nublado

A todo vapor
Obras do trecho Sul devem ser finalizadas antes do prazo de dois anos, garante secretário de infraestrutura da Capital

A todo vapor
Projeto final de 3,2 km contempla trechos da Trindade, Pantanal e Saco dos Limões até o Túnel Antonieta de Barros (Foto: Reprodução/PMF)

Publicado em 10/07/2019

Há quase quatro meses de seu início, as obras do trecho Sul do corredor exclusivo do "Rapidão", sistema de ônibus BRT, estão acontecendo de acordo com o cronograma e, ainda neste mês, deve entrar em funcionamento a pista exclusiva para ônibus na Beira-Mar Sul. É o que afirma a Prefeitura da Capital. 

As obras compreendem os seguintes trechos: de 1,3 km que vai dos 300 metros que antecedem o trevo da Dona Benta, na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, na Trindade; à rótula da Eletrosul, entre a Rua Deputado Antônio Edu Vieira e a Avenida César Seara, no Pantanal; e outro segmento de 1,9 km, do Armazém Vieira, entre a Rua Deputado Edu Vieira e a Avenida Prefeito Waldemar Vieira, no Saco dos Limões; e o emboque (saída) Sul do Túnel Antonieta de Barros; totalizando 3,2 km.

O impasse com algumas desapropriações na Avenida Waldemar Vieira, que fica no bairro Saco dos Limões, não estão prejudicando o andamento das obras, de acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Valter José Gallina. “Solucionadas três desapropriações finais, queremos iniciar ainda este mês a pista exclusiva para ônibus neste trecho da Beira-Mar Sul”, afirma o secretário.

Antes do prazo

Segundo Gallina, o prazo para finalização das obras é de 24 meses, no entanto, a ideia é terminar antes disso. “Queremos finalizá-la em, no máximo, 18 meses. Em meados do próximo ano nós veremos a rodovia concluída e melhorando significativamente a mobilidade da região e a qualidade de vida dos usuários”, afirma. 

As obras têm um valor total de R$ 29.115.991,96 e estão sendo executadas pela MJRE Construtora Ltda. Os recursos a serem investidos são provenientes da CAIXA, através do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com contrapartida da Prefeitura.

Da redação