00:00
21° | Nublado

A cidade jardim
Esta coluna é dedicada a compartilhar relatos e dicas de viagem dadas por estudantes de diferentes idades que estão no momento vivendo experiências de estudo no exterior

Julia em frente ao Parlamento, em Victoria (Crédito: Arquivo pessoal)

Publicado em 15/10/2019

Victoria, a capital da Colúmbia Britânica, na costa oeste do Canadá, é um destino turístico popular no país. Situada a apenas 100 quilômetros de Vancouver, é uma cidade com muitas flores e áreas verdes, segura, com clima temperado e está sempre na lista das 20 cidades com maior qualidade de vida do mundo. Estes foram alguns dos motivos que encantaram a Julia quando decidiu passar 6 meses por lá fazendo parte do ensino médio.

Um dos passeios favoritos dela na cidade é o Parlamento, com seu extenso gramado, onde costuma encontrar amigos de diversas nacionalidades. O porto também lidera o ranking de atrações preferidas: barcos, velas e iates dominam o cenário e é possível observar baleias dali. Mas o charme da cidade são mesmo os jardins floridos presentes por toda parte, como o Beacon Hill, os Butchart Gardens e o Sunken Garden.

Julia comenta as diferenças entre sua vida no Brasil e no Canadá: “as aulas aqui começam mais tarde, entre 8h e 8h30. Eu faço apenas quatro disciplinas e cada aula tem uma hora e meia de duração. Temos um intervalo curto entre elas e um maior para o almoço. E a gente sempre muda de sala, que eu acho legal”, conta ela, que costuma ir pra escola de ônibus ou bicicleta.

O que mais chamou a atenção dela no estilo de vida canadense? A pontualidade (“se você chegar na hora exata, o ônibus pode já ter passado”), a educação (“as pessoas pedem desculpas, usam a faixa de pedestres e confiam na sua palavra”) e o cuidado com o meio ambiente (“ninguém arranca flores e no supermercado usam sacolas de papel”).

Julia se adaptou muito rápido à nova rotina e logo percebeu que banheiro lá se fala “washroom” e não “bathroom” ou “toilet”, como havia aprendido. Ela vive com uma família canadense formada por um casal, duas crianças e um cachorro, além de outra intercambista: “estamos sempre batendo papo e não é uma coisa tipo ‘cada um para o seu lado’. Eu adorei a minha família, a comida deles é bem gostosa, eles são bem compreensivos e isso é muito legal”.

Quando sai da escola, ela ainda pratica cross country, com o objetivo de aprender alguma coisa nova. Mas o que ela mais gosta mesmo é da sensação de segurança, de poder andar por toda parte sozinha, sem medo, na maior tranquilidade. Ah, tem ainda a gastronomia de frutos do mar, as lojinhas vintage, o bairro chinês, os cafés, os pubs, as universidades, o Tim Hortons, os chocolates... Victoria Secrets...

Por Marisa Naspolini com a colaboração de Julia Zanini Leite

Serviço: Marisa Naspolini é especialista em educação internacional e dirige a Experimento Intercâmbio Cultural em Florianópolis. Julia Zanini Leite, 16 anos, é estudante de High School na Spectrum Community Secondary, em Victoria, no Canadá. Siga-nos em @experimentofloripa