00:00
21° | Nublado

A arte de liderar
É preciso persistência e coragem para ser um líder

Crédito de foto: Reprodução

Publicado em 18/02/2020

Neste mundo tão competitivo e desafiador, onde todos os dias as empresas estão produzindo diversas ações advindas de planejamentos estruturados ou não, percebemos que a persistência e a confiança organizacional têm contribuído para que muitas consigam atingir seus objetivos.

A falta de foco e de propósitos individuais e coletivos, no entanto, tem causado a criação de um ambiente nefasto ao bom desempenho das organizações modernas. Muitas pessoas vivem o seu dia a dia sem que tenham efetivamente uma razão concreta de ser e, assim, acabam levando este estado de espírito para as empresas. As organizações não nasceram para ser apenas um local de lazer e entretenimento; são locais que nos oferecem oportunidades para que possamos desempenhar nossas funções e dar sequência aos nossos sonhos e à nossa jornada.

As contradições humanas são normais e muitas vezes nossa infelicidade pode ser levada ao nosso local de trabalho. Certamente, tudo isso pode atrapalhar o desempenho das empresas. Podemos nos perguntar: e então, como fazer para que tudo possa funcionar para que nossas metas e nossos objetivos possam ser alcançados?

Podemos ter várias respostas, mas uma delas tem sido a mais assertiva em todo o mundo: a liderança. Ser um líder; exercer a liderança; ser aceito como um líder; ser alguém admirável; a quem seguimos e a quem pedimos orientações, ajuda e conselhos; aquele que nos inspira a sermos pessoas melhores, mais humanas e mais competitivas. Não é nada fácil e não é para qualquer um.

Mas aí está o segredo. Empresas que eu chamo de “fábrica de líderes” têm alcançado resultados acima da média das demais em termos globais. Ambientes que permitem fluidez na liderança e que chamam a todos para serem líderes do seu processo, do seu trabalho, da sua função, têm voado, enquanto outras, se arrastam.

Pense nisso. Decida se você quer voar ou se arrastar. Decida se você sempre precisa de alguém ou você assume o comando das suas decisões e as executa com qualidade e determinação. Você fica aguardando que tudo aconteça ou você faz acontecer?

Por isso eu disse que não é fácil, porém, deve ser uma busca com muita determinação e persistência. Não espere que tenha sempre alguém, uma pessoa, um ser iluminado que assuma sempre a liderança. Contribua, seja líder dentro do seu espaço. Não cause discórdias, evite as fofocas corporativas. Faça o seu trabalho com maestria e seja o líder da sua vida. Ajude os demais colegas líderes ou não para que também assumam o comando do seu destino e, assim, levem as organizações a serem ambientes mais leves e com resultados consistentes e sustentáveis.

Viva o ambiente onde líderes inspiram todos, todos os dias, a serem líderes. Podemos ajudar você a ser um líder, mas precisamos querer assumir este desafio. Seja um líder do seu destino, contribua para um mundo melhor. Assuma seu papel como líder. Nós todos somos muito importantes para o planeta, mesmo que estejamos em um local com mais de 7 bilhões de pessoas. Viva a liderança!

Coluna escrita por Octavio Rene Lebarbenchon Neto
Administrador formado pela Udesc/Esag
Mestre em administração pelo Instituto Nacional de Administração Pública (Madri – Espanha)