A arte como aliada
Em tempos de quarentena, artista plástico disponibiliza desenhos como estratégia terapêutica para as famílias
A pintura, além de uma forma de arte, pode ser considerada uma estratégia terapêutica em momentos de estresse e ansiedade como os que estamos vivendo em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A utilização das cores em um papel em branco estimula o foco e a concentração e não exige habilidade prévia para ser feita. Para entreter toda a família e estimular a criançada nestes dias de quarentena, o artista plástico Luciano Martins disponibilizou gratuitamente um caderno especial com ilustrações feitas por ele, para serem coloridas.
“Tenho assistido a alguns músicos cantando nas janelas durante os dias em que estamos todos em quarentena, e pensei de que forma, eu, como artista plástico, poderia fazer algo que também tocasse a alma das pessoas neste momento”, conta Luciano. A partir daí, selecionou 12 desenhos de sua autoria para que todos tivessem acesso e criou um link para impressão (disponível no QR code abaixo).
Magali, de 5 anos, ficou bem feliz quando recebeu as ilustrações para pintar. Adorou as “coisas de menina”, como ela mesma diz: os bichinhos e a bailarina. Sua mãe, Roze, recebeu o caderno de um contato através de compartilhamento no WhatsApp. “Ela já tem o hábito de colorir, e as ilustrações do Luciano Martins contribuem nesta fase de quarentena”, conta o pai de Magali, Edson Egerland.
O artista costuma participar de várias atividades filantrópicas e ressalta a importância de ajudar as pessoas: “já entendi que tudo é uma via de mão dupla. Você faz o bem pras outras pessoas e você acaba fazendo o bem pra você também. E, dessa vez, tenho sentido isso com muita clareza”, conta. Isso porque tem recebido o retorno de pessoas de todas as idades, através de imagens nas redes sociais, em que aparecem colorindo os desenhos. “São crianças, adultos e idosos utilizando as minhas ilustrações para se sentirem melhor, para terem momentos lúdicos em meio à vida real. Meu coração enche de alegria ao saber disso”, diz.
Fantasia x realidade
A arte esteve sempre presente na vida do artista plástico Luciano Martins. Ainda criança, fantasiava que tinha uma editora de histórias em quadrinhos e desenhava as supostas edições dos gibis. Em 1986, Iniciou sua carreira criativa na publicidade, em Porto Alegre, onde recebeu mais de duzentos prêmios regionais, nacionais e internacionais. Porém, encontrou seu verdadeiro lugar de destaque no campo das artes, onde, utilizando cores vibrantes e traços lúdicos, desponta como um dos nomes mais importantes de sua geração. Em vinte anos de pintura, já são mais de 90 mostras no currículo, com destaque para exposições internacionais em países como Itália, França, Portugal, Estados Unidos e Argentina.
Acesse AQUI para baixar as ilustrações.
Matéria escrita por Gabriela Morateli