00:00
21° | Nublado

Professora ginga na capoeira
Prática cultural é levada para os alunos da Educação Infantil de Florianópolis

Legenda: Karime Danielle, conhecida como 'Minnie', fundou uma escola com o marido para a prática que mistura esporte, luta e dança (Fotos: Divulgação/PMF) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 14/07/2022

Karime Danielle Silva se divide para dar conta de sua rotina como professora regente de educação infantil em uma escola pública de Florianópolis e como monitora de capoeira. Ela é responsável por ministrar aulas teóricas e práticas na Escola de Capoeira Maré Brasil, fundada em 2008 com o marido, Anderson, o contramestre "Rato". Quando está envolvida com a capoeira, Karime é chamada de "Minnie", nome de batismo que ela recebeu nessa representação cultural que mistura, esporte, luta, dança, música e brincadeira. 

Os três filhos do casal, Kauan, 9, Byanka,  8,  e Kaue,  3, participam das atividades no espaço da família e acompanham os pais nas vivências de rodas de capoeira e apresentações em ambientes públicos, como praças e praias. A arte caracteriza-se por movimentos ágeis com utilização dos pés, as mãos e de elementos ginástico-acrobáticos. De acordo com Karime, o objetivo da Escola de Capoeira é oferecer aos praticantes o desenvolvimento da cidadania e a preservação da saúde e a promoção da qualidade de vida. 

Praticante há 16 anos, "Minnie" conta que a capoeira nutre o seu corpo, a sua alma e o seu coração. “A capoeira enriquece o meu ser. Sinto-me mais confiante, fortalecida e disposta a desenvolver o melhor em mim e enfrentar os desafios cotidianos gingando com leveza e mandinga”, ressalta.


"
De maneira brincante, foco em valorizar a cultura da infância e as individualidades dos integrantes de cada grupo em que atuo", destaca a professora de ensino infantil e de capoeira
 

Aos 38 anos, a paulista de Carapicuíba, enfatiza que a capoeira lhe proporciona subsídios para atuar como professora no núcleo de educação infantil na formação humanizada, integral e cidadã das crianças. “De maneira brincante, foco em valorizar a cultura da infância e as individualidades dos integrantes de cada grupo em que atuo, situando-os como seres portadores de direitos, promovendo um movimento de ensino-aprendizagem significativo”.


A capoeira caracteriza-se por movimentos ágeis com utilização dos pés, as mãos e de elementos ginástico-acrobáticos
 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI