Professora ginga na capoeira
Prática cultural é levada para os alunos da Educação Infantil de Florianópolis
Karime Danielle Silva se divide para dar conta de sua rotina como professora regente de educação infantil em uma escola pública de Florianópolis e como monitora de capoeira. Ela é responsável por ministrar aulas teóricas e práticas na Escola de Capoeira Maré Brasil, fundada em 2008 com o marido, Anderson, o contramestre "Rato". Quando está envolvida com a capoeira, Karime é chamada de "Minnie", nome de batismo que ela recebeu nessa representação cultural que mistura, esporte, luta, dança, música e brincadeira.
Os três filhos do casal, Kauan, 9, Byanka, 8, e Kaue, 3, participam das atividades no espaço da família e acompanham os pais nas vivências de rodas de capoeira e apresentações em ambientes públicos, como praças e praias. A arte caracteriza-se por movimentos ágeis com utilização dos pés, as mãos e de elementos ginástico-acrobáticos. De acordo com Karime, o objetivo da Escola de Capoeira é oferecer aos praticantes o desenvolvimento da cidadania e a preservação da saúde e a promoção da qualidade de vida.
Praticante há 16 anos, "Minnie" conta que a capoeira nutre o seu corpo, a sua alma e o seu coração. “A capoeira enriquece o meu ser. Sinto-me mais confiante, fortalecida e disposta a desenvolver o melhor em mim e enfrentar os desafios cotidianos gingando com leveza e mandinga”, ressalta.
"De maneira brincante, foco em valorizar a cultura da infância e as individualidades dos integrantes de cada grupo em que atuo", destaca a professora de ensino infantil e de capoeira
Aos 38 anos, a paulista de Carapicuíba, enfatiza que a capoeira lhe proporciona subsídios para atuar como professora no núcleo de educação infantil na formação humanizada, integral e cidadã das crianças. “De maneira brincante, foco em valorizar a cultura da infância e as individualidades dos integrantes de cada grupo em que atuo, situando-os como seres portadores de direitos, promovendo um movimento de ensino-aprendizagem significativo”.
A capoeira caracteriza-se por movimentos ágeis com utilização dos pés, as mãos e de elementos ginástico-acrobáticos
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI