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Estacas de sustentação da Ponte Hercílio Luz são retiradas

Esta é a última etapa da obra de restauração do cartão-postal de Florianópolis (Foto: HBN/Imagem da Ilha)

Publicado em 07/04/2020

Estamos em período de quarentena, mas, se você precisou sair de casa e passou pela Ponte Hercílio Luz, o cartão-postal da cidade, deve ter notado algo diferente: ela está sem grande parte das estruturas submersas que a sustentaram durante o período das obras.

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), o trabalho de remoção teve início no dia 02 de março, data autorizada pela Marinha, pois a execução depende de condições climáticas favoráveis e nível da maré. Com 98% da obra de recuperação da Ponte executada, esta é a última etapa para a entrega total. No total, 16 estacas de sustentação serão retiradas.

O prazo de conclusão final dos trabalhos estava marcado para o dia 20 de março, porém, um aditivo foi feito com o prazo de mais 60 dias para desmobilização da empresa Teixeira Duarte, que inclui vistorias finais e questões administrativas como medição final e prestação de contas. Segundo a SIE, essa extensão no prazo não acarretará custos ao Estado e nem impacto no tráfego sobre a Ponte.

Após 28 anos de interdição total, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta no dia 30 de dezembro de 2019, quando recebeu uma multidão de cerca de 50 mil pessoas. Inicialmente, somente pedestres e ciclistas puderam atravessar a nova via de ligação Ilha-Continente, porém, aos poucos, o percurso começou a ser liberado para ambulâncias, veículos oficiais e linhas de ônibus.  

Obra se arrastou por mais de uma década

O alto valor da obra de restauro e sua demora começaram a gerar questionamentos por parte da população, que assistiu de perto a lentidão do processo por um longo período. Em março de 2005, durante o mandato do então governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, foi apresentado um projeto de reabilitação da Ponte Hercílio Luz e, em fevereiro do ano seguinte as obras foram iniciadas, com previsão de término para agosto de 2008.

Porém, com a obra muito atrasada e totalmente fora do cronograma previsto, em agosto de 2014, já na gestão do ex-governador Raimundo Colombo, o contrato com o consórcio liderado pela construtora Espaço Aberto foi rompido.

Na época, o Governo de SC cogitou que a norte-americana American Bridge, que construiu a Hercílio Luz na década de 1920, desse sequência à reforma, porém, a própria empresa desistiu da empreitada. Em dezembro de 2015, Colombo anunciou que a empresa portuguesa Empa, pertencente ao Grupo Teixeira Duarte, seria a responsável pela continuação e finalização das obras.

Colombo é citado como o gestor que deu agilidade e efetividade às obras de restauração da Ponte Hercílio Luz. Porém, o atual governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, está à frente dos trâmites que envolvem a obra desde o início de sua gestão, em janeiro de 2019, incluindo a reabertura da Ponte, em 30 de dezembro passado.

Da redação

 

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