“Não temos pressa para crescer”
Luis Fernando Pedrucci, CEO da Renault, anunciou o início das vendas dos carros Geely no Brasil em julho

O primeiro resultado prático do acordo da Renault com a Geely, assinado há menos de dois meses e que definiu a montadora francesa como importadora dos carros da parceira chinesa para o mercado brasileiro e, futuramente, também produção na fábrica de São José dos Pinhais, PR, foi anunciado nesta quarta-feira, 9.
Luis Fernando Pedrucci, CEO da Renault na América Latina, e Michael Gao, diretor geral da Geely Auto na América do Sul, apresentaram o EX5, SUV elétrico escolhido como primeiro carro da marca chinesa a ser vendido aqui a partir de julho em rede de concessionárias própria.
“É um momento histórico. Não estamos lançando um automóvel, mas um marca e um projeto de longo prazo, muito bem estruturado no que diz respeito a produtos, tecnologias e serviços. A Geely não vem para cá para ficar dois ou três anos. É um trabalho estratégico para durar dez, vinte, trinta anos”, afirmou Pedrucci, que responde, de imediato, pela operação de importação.
O executivo não antecipa quantos modelos importados e futuros nacionais comporão o portfólio da marca no Brasil nem qual o cronograma de apresentação dos demais depois do EX5 e quando a linha estará completa. Admitiu, porém, que a ideia é ter não só elétricos: “Não vemos o Brasil como um mercado monoenergético”.
Pedrucci se disse impossibilitado de repassar qualquer informação, nem mesmo prazos, sobre a produção de carros da Geely na fábrica paranaense, que receberá investimentos do conglomerado chinês dono ainda de marcas como Volvo Cars, Zeekr, Smart e Lotus, dentre outras.
Justifica que as empresas ainda aguardam a análise e aprovação do acordo por parte de autoridades econômicas de vários países e que qualquer novo movimento será anunciado somente depois disso.
De qualquer modo, ao ser questionado sobre se concorda com o pleito de montadoras chinesas ao governo brasileiro para redução de alíquota de imposto sobre importação de veículos SKD e CDK, parcialmente ou totalmente desmontados, Pedrucci deu uma dica de qual pode ser o sistema produtivo dos carros Gelly em São José dos Pinhais:
“A Renault sempre foi muito clara: acreditamos que a base de qualquer negócio é a produção local, o coração de uma estratégia sustentável. Estamos fazendo investimentos e continuaremos a investir para isso”.
Rede nacional e produto global
A trajetória da Geely no Brasil será retomada — houve uma breve e diminuta quantidade de importação por parte do Grupo Gandini entre 2014 e 2016 — com 23 revendas nos próximos três ou quatro meses em 19 cidades de estados e regiões que respondem por cerca de 50% das vendas totais de veículos no País.
A rede de concessionárias crescerá gradativamente, acompanhando a demanda e a ampliação do portfólio de produtos. O planejamento é chegar a 105 casas quando a linha estiver completa, prazo também não revelado por Pedrucci.
O EX5 foi concebido com a ambição de ser um produto global, montado sobre a plataforma multinenergia GEA e com design desenvolvido por estúdios da Geely na Suécia, China e Itália. Segundo a montadora, atende os requisitos regulatórios de mais de 90 países, Brasil entre eles.
Renault e Geely enquadram o modelo como um utilitário esportivo do segmento C — “mas com espaço interno de SUV do segmento D” em função da, de fato, generosa distância entre eixos de 2,75 metros. O modelo mede 4,62 metros de comprimento, 1,90 de largura e 1,67 de altura, proporções assemelhadas ao do Jeep Compass, por exemplo.
A versão escolhida como a pioneira no Brasil será dotada de um motor elétrico de 218 cavalos e 320 Nm e bateria de 60,2 kWh, a maior. No ciclo de teste chinês, a autonomia supera os 500 km.
Destaque no interior é a grande tela multimídia de 15 polegadas, teto solar panorâmico, revestimentos de bancos, portas e do painel refinados, além de sistema que atende a mais de 200 comandos por voz.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
