00:00
21° | Nublado

Prestes a acabar, pacote do carro mais barato não atingirá seus objetivos
Alexander Seitz, da VW, diz que falta de previsibilidade pode gerar paradas de fábricas em julho e agosto

Foto: Auto Indústria/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 27/06/2023

O total dos R$ 500 milhões de crédito tributário aprovado pelo governo federal para o pacote do carro mais barato deve acabar bem antes do prazo de quatro meses estimado na medida provisória (MP) 1.175 e sem contemplar as pessoas jurídicas, como também projetado inicialmente.

“A festa acabou", comentou o presidente da Volkswagen para a América do Sul, Alexander Seitz, na noite da quarta-feira, 21, antes do evento The One, que premiou os melhores fornecedores da empresa na região.

Ele criticou a falta de previsibilidade que impera hoje no Brasil e que pode resultar em resultados contrários aos esperados por ocasião da divulgação do pacote de incentivos ao setor no dia 5 de junho.

Mercado de carros segue travado com descontos pouco eficientes

O presidente da VW revelou que no dia 6 de junho, quando saiu a MP, até o dia 19, as vendas da marca no varejo tiveram a expressiva alta de 38% sobre o mesmo período de abril. Só que as vendas diretas, aquelas feitas para pessoas físicas, incluindo locadoras, caíram 35%. “Na prática, vamos ter um empate, ou seja, o programa não vai levar ao efetivo aumento dos negócios do setor e maior ocupação da capacidade instalada conforme proposto”, destacou Seitz.

Na sua avaliação, há risco de haver paradas de fábricas, tipo layoff, em julho e agosto, por causa do atual tumulto do mercado, marcado por antecipação de compras pelo consumidor comum e ausência total de negócios por partes das pessoas físicas:

“Há toda uma cadeia de fornecedores que tem de ser considerada num pacote de incentivo de vendas. Da forma como foi aplicado, o programa excluiu metade do mercado. É bem complicado. Como disse, o que precisamos é de previsibilidade”.

Fonte: Auto Indústria

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br