Novo Civic vende menos do que Porsche
Sedã teve somente 324 licenciamentos em sete meses, apenas 16 no último trimestre

Cultuado por seus proprietários e pelo mercado ao longo de mais de duas décadas de produção local, o Honda Civic voltou a ser vendido no Brasil, importado da Tailândia, em 2023, dois anos depois de sair de linha. Voltou? Pelos licenciamentos em sete meses, dá para quase que assegurar que não.
Oficialmente, a Honda iniciou as vendas da nova geração do Civic em janeiro. Desde então, porém, somente 324 unidades foram emplacadas até o encerramento de julho, segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A baixíssima média mensal de 46 veículos assusta. E ainda mais quando se sabe que 157 deles — praticamente a metade — foram emplacados em fevereiro, o que naturalmente reflete as entregas iniciais para a rede de cerca de duas centenas de revendedores.
Já em março, os licenciamentos despencaram para apenas 76 e em abril, para 33. Nos últimos três meses, porém, as vendas praticamente cessaram, como comprovam os sete emplacamentos registrados em maio, cinco em junho e quatro em julho.
Se tratam de números abaixo até de modelos caríssimos como os do esportivo Porsche 911, que já teve 463 entregues a clientes finais, 51 só no mês passado.
Celebração: BMW acumula 90 mil carros produzidos em Araquari
A Fenabrave relaciona 20 modelos concorrentes do Civic na categoria de sedãs médios, que acumulou 29,1 mil unidades nos sete primeiros meses de 2023. A exemplo das últimas duas décadas, o líder é o Toyota Corolla, responsável por 23,7 mil licenciamentos ou mais de 80% de participação.
Essa hegemonia do representante da Toyota só teve uma grande ameaça no passado: exatamente o finado Civic nacional. A nova geração claramente não terá mais esse papel.
Em versão única híbrida que custa perto de R$ 250 mil, o Civic se tornou produto de nicho, mero chamariz da marca, hoje altamente dependente do sucesso do utilitário esportivo nacional HR-V, que somou 25,5 mil dos 40,8 mil veículos negociados pela Honda no mercado interno até julho.
Fonte: Auto Indústria
Da redação
Para mais notícias, clique AQUI
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Notícias relacionadas Ver todas
