Mercedes-Benz recupera terreno entre as marcas premium
Crescimento da ordem de 50% até junho é dez maior do que a média

O segmento dos chamados automóveis premium segue em 2025 sem solavancos e até mesmo em ritmo de crescimento pouco acima da média do mercado de veículos de passeio.
Considerando as cinco marcas mais negociadas no primeiro semestre — BMW, Volvo, Mercedes-Benz, Audi e Porsche —, a evolução foi de 5,5% frente a igual período do ano passado, enquanto o segmento total de automóveis cresceu somente 3,5%.
Ainda que com estabilidade frente ao primeiro semestre de 2024, a BMW segue tranquila na liderança, com 7,6 mil unidades licenciadas. Muito à frente da segunda colocada Volvo, que negociou quase 4,5 mil veículos.
Dificilmente, portanto, a marca alemã não encerrará 2025 como líder do segmento, mais uma vez. Se confirmado, será o sétimo ano consecutivo. E, melhor, com a perspectiva de bater seu recorde histórico no País novamente.
Caso consiga melhorar um pouco mais suas vendas entre julho e dezembro, poderá superar os 16,2 mil veículos alcançados em 2024, o maior volume até hoje.
Dentre as cinco concorrentes, a Mercedes-Benz é a que mais tem evoluído nas vendas de 2025. E de maneira que chama a atenção. Se vendeu 2.770 unidades no primeiro semestre do ano passado, fechou os seis primeiros meses deste ano com 4.185 licenciamentos, um salto da ordem de 50%.
Com esse resultado, deixou a “lanterna” do quinteto para figurar agora terceira posição e muito próxima da Volvo, que aumentou em 8% os emplacamentos, para 4.475.
Com somente 2.390 automóveis comercializados, a Audi ocupa agora o quinto posto. Junto com a Porsche, que encolheu 7% na comparação anual — de 3.034 para 2.811 unidades —, puxou a média do segmento para baixo ao registrar expressivo recuo de 14%.
Em 2024, a Audi tambémfinalizou o ano na quinta colocação, com somente 5,9 mil veículos negociados. Com uma série de lançamentos recentes, entretanto, a marca tentará reverter, neste restante de ano, o declínio do primeiro semestre.
O último foi a mais nova geração do sedã A5, que, na prática, substitui o A4 na linha oferecida no Brasil e que vendeu somente 102 unidades de janeiro a junho.
Apresentada na semana passada, sua única versão Performance S edition quattro, custa R$ 380 mil, ainda em regime de pré-venda, com as primeiras unidades previstas para chegar às mãos dos consumidores somente em setembro.
A Audi, porém, informa que o valor é “especial” para o lançamento, o que significa que deve ser elevado nas próximas semanas.
O novo A5 tem tração integral e motor 2.0 turbo que desenvolve de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 s. A velocidade máxima é limitada a 210 km/h.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
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