Mercado automotivo 2025: Crescimento e desafios
O primeiro bimestre de 2025 mostrou números positivos, mas desafios continuam no setor

O balanço da Anfavea para o primeiro bimestre de 2025 mostrou números positivos, com o mercado interno atingindo 356,2 mil unidades, o maior volume desde 2020. A produção somou 392,9 mil unidades, com um aumento de 14,8%, e as exportações chegaram a 76,7 mil unidades, impulsionadas pela recuperação da Argentina. No entanto, as importações cresceram 26%, muito acima do crescimento de 9% do mercado interno, com a participação das importações nas vendas internas atingindo 21%, o maior nível desde 2012.
O Brasil perdeu relevância no mercado latino-americano. Em 2013, o país tinha 22% de participação, enquanto a China possuía 5%; em 2024, as participações eram de 14% e 28%, respectivamente. A Anfavea manteve sua previsão de crescimento de 6,3% para 2025, embora a alta nas taxas de juros possa impactar a demanda. Em janeiro, a taxa de juros para crédito de veículos chegou a 29,5%, um recorde histórico. O Marco de Garantias, apesar de recente, ainda não teve impacto significativo, pois só está sendo aplicado em contratos novos.
Igor Calvet assumiu a presidência executiva da Anfavea em abril de 2025, trazendo uma abordagem mais independente, após a saída de Márcio Leite, presidente até então. A Anfavea, que reúne 26 associadas, projeta continuar sua influência no setor automotivo, enquanto a Fenabrave, que completou 60 anos, destaca seu papel na renovação da frota e segurança no trânsito. A Fenabrave representa mais de 7.800 concessionárias e 315.000 empregos diretos, movimentando 5,65% do PIB nacional.
O IIHS (Instituto de Seguradoras para Segurança Rodoviária) anunciou mudanças em suas premiações para 2025, com maior foco na segurança dos ocupantes do banco traseiro, além de melhorias nos sistemas de airbags e cintos de segurança. Essa mudança reflete a crescente preocupação com a proteção de todos os ocupantes dos veículos, não apenas os da frente. No entanto, nenhum minicarro ou picape pequena se qualificou para os prêmios de segurança.
O modelo híbrido plug-in Song Plus Premium da BYD foi atualizado para 2025, com alterações no design e maior potência. Agora com tração integral e três motores, o veículo oferece 325 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Seu interior apresenta acabamentos de qualidade, destacando uma tela giratória de 15,6 polegadas. Porém, o acesso às entradas USB-C e o tempo de recarga da bateria de 18,3 kWh podem ser pontos negativos para os usuários.
Da redação
Fonte: AutoIndústria
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